Gaudium news > Tesouro de São Genaro é exposto fora de Nápoles pela primeira vez

Tesouro de São Genaro é exposto fora de Nápoles pela primeira vez

Roma (Segunda-feira, 11-11-2013, Gaudium Press) O Tesouro de São Genaro, que possui sete séculos de história e tem um valor maior que as joias da coroa da Inglaterra, deixou Nápoles pela primeira vez e está sendo exposto no Palácio Sciarra de Roma (Itália).tesouro_de_sao_genaro.jpg

Constituído por presentes que, ao longo dos séculos os peregrinos doaram à São Genaro, padroeiro de Nápoles, o tesouro possui mais de 90 peças, nas quais se destacam: uma que contêm o sangue do Santo e um colar que vale mais do que seu peso em ouro, datado de 1679, produzido com 3.326 diamantes, 164 rubis, 198 esmeraldas e duas granadas definidas em prata dourada.

“As joias, em particular o colar de São Genaro, relatam os 300 anos da Europa. Todos os soberanos que passaram por Nápoles e aqueles também que governaram ali, doaram alguma coisa. É a história da Europa em um objeto extraordinário”, afirmou Paolo Jorio, diretor do Museu do Tesouro de São Genaro.

O tesouro de São Genaro é um dos poucos da história que se mantêm intactos no dia de hoje. Tendo sobrevivido à guerras, pestes e inclusive à passagem de Napoleão. “Este é um dos milagres entre os milagres. A família Bonaparte não levou nada, mas doou”, recordou Paolo Jorio.

Segundo o titular da Fundação Roma Arte Museos, Emmanuele Francesco Maria Emanuel, esta exposição é “fundamental para dar a conhecer o patrimônio que representa um ativo estratégico do mercado cultural”.

O Santo patrono de Nápoles, cidade do sul da Itália que lhe professa um profundo culto, foi um Bispo do século IV considerado mártir pela Igreja Católica e responsável por um espetacular milagre: todos os anos, no dia 19 de setembro em Nápoles, seu sangue se liquefaz. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas