CNBB espera que Ano Sacerdotal promova a ‘santificação dos sacerdotes’
Brasília (Quinta, 18-06-2009, Gaudium Press) A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou hoje em seu site oficial uma carta em celebração à abertura do Ano Sacerdotal, que começa amanhã, dia 19, e agradeceu ‘a todos os padres do Brasil que sempre se colocaram a serviço do povo de Deus’.
A CNBB ainda disse esperar que o Ano Sacerdotal sirva para intensificar e promover “a santificação dos sacerdotes e ajudá-los a perceber cada vez mais a importância do seu papel e de sua missão na Igreja e na sociedade contemporânea”.
O texto é assinado por Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana e presidente da CNBB, por dom Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus e vice-presidente, e por dom Dimas Lara Barbosa, bispo auxiliar do rio de janeiro e secretário geral da entidade.
O Ano Sacerdotal é lançado no mesmo dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus – ocasião em que se comemora 150 anos sobre a morte de São João Maria Vianney, mais conhecido por Santo Cura D’Ars. O tema escolhido para o Ano Sacerdotal é “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”.
Leia a carta na íntegra
Amados presbíteros do Brasil,
“Dou graças ao meu Deus, cada vez que me lembro de vós nas minhas orações por cada um de vós. É com alegria que faço minha oração, por causa da vossa comunhão no anúncio do evangelho…” (Fl 1,3-5a).
Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, dia de oração pela santificação do clero, por ocasião da abertura do Ano Sacerdotal, convocado por S. Santidade o Papa Bento XVI, nós Bispos do Brasil, queremos manifestar nossa profunda gratidão a todos os presbíteros que diuturnamente se colocam a serviço do Povo de Deus.
Não obstante as fragilidades, reconhecemos o grande dom de Deus na vida e no ministério dos presbíteros do Brasil.
Fazemos nossas as palavras do Cardeal Cláudio Hummes no 12º Encontro Nacional de Presbíteros: “de modo geral, são homens dignos, bons, homens de Deus, admiráveis, generosos, honestos, incansáveis na doação de todas as suas energias ao seu ministério, à evangelização, em favor do povo especialmente a serviço dos pobres e dos marginalizados, dos excluídos e dos injustiçados, dos desesperados e sofridos de todo tipo, deles nos orgulhamos, os veneramos e amamos realmente, com claro reconhecimento do trabalho pastoral que realizam”.
Neste Ano Sacerdotal, que se estende de 19 de junho de 2009 a 19 de junho de 2010, desejamos que seja dinamizada a Pastoral Presbiteral, a fim de que venha a ser verdadeiro instrumento de comunhão entre os presbíteros, auxiliando-os nas mais diversas circunstâncias. Para tal sugerimos as indicações, divulgadas pela CNBB, para o Ano Sacerdotal.
O Ano Sacerdotal seja espaço para intensificar e promover a santificação dos sacerdotes e ajudá-los a perceberem cada vez mais a importância do seu papel e de sua missão na Igreja e na sociedade contemporânea.
Ao celebrarmos os 150 anos da morte de São João Batista Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars, invocamos sua proteção e inspiração para a vivência do tema do Ano Sacerdotal “fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”.
Deixe seu comentário