“Exposição da Fé” mostra história da Igreja em Angola
Luanda – Angola (Terça-feira, 29-10-2013, Gaudium Press) Mostrar os séculos de presença do cristianismo no país é o objetivo da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), que recentemente, inaugurou a exposição de fotografia e pintura “Angola crer: imagens de uma aventura”.
O Arcebispo de Saurimo e presidente da comissão da cultura da CEAST, Dom José Manuel Imbamba, em seu discurso na abertura da exposição, afirmou que, “desde sempre a arte sacra foi um veículo privilegiado na transmissão da Fé, contribuindo grandemente na transformação e enriquecimento das culturas dos povos”
O prelado disse que “através das telas e fotografias, vivemos e admiramos a beleza da nossa Fé nas suas variadas manifestações”.
As 34 fotografias, de autoria de Kostadin Luchansky, revelam a “religiosidade dos devotos” de Nossa Senhora da Muxima, durante a última peregrinação dos fiéis ao Santuário da Mama Muxima, entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, onde na ocasião, estiveram presentes quase 1 milhão de pessoas.
A exposição de pintura, que retrata os 500 anos de evangelização em Angola, está dividida em quatro partes: “um painel da Imaculada Conceição de Muxima, com as três figuras históricas que acolheram o cristianismo em terras africanas; 34 quadros sobre a caravela dos descobrimentos; a Santíssima Trindade e a Última Ceia; além de um quadro representando o Símbolo dos Apóstolos”.
O Bispo Dom Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício da Cultura, é o responsável pela introdução histórica da exposição e pelos comentários teológicos das pinturas.
A exposição “Angola crer, imagens de uma aventura” estará presente no Memorial Agostinho Neto, em Luanda, até o dia 24 de novembro. (LMI)
Da redação, com informações Agência Ecclesia





Deixe seu comentário