Enfraquecimento na vida da Fé é o causador da crise na família, afirma Arcebispo argentino
Buenos Aires – Argentina (Quarta-feira, 23-10-2013, Gaudium Press) Durante o XXXVII Encontro Nacional do Movimento Familiar Cristão (MFC), realizado durante este mês em Córdoba (Argentina), o Arcebispo de Corrientes e presidente da Comissão Episcopal do Apostolado Leigo e Pastoral Familiar, Dom Andrés Stanovnik, discursou sobre “A Família e o cuidado da vida à luz das orientações pastorais (2012-4)”.
“A causa principal da crise dos matrimônios e das famílias cristãs é a mesma que percebemos no sacerdócio e na vida consagrada: o enfraquecimento na vida da Fé. E quando esta diminui, a vida ao invés de expandir-se se dobra sobre si mesma e, como consequência, padece também o entusiasmo pela missão, que sempre supõem sair ao encontro, deixar a própria margem, e ‘navegar mar adentro’. A Fé só cresce e se fortalece crendo, quer dizer, levando-a à prática”, advertiu.
Dom Stanovnik ressaltou que no site da Universidade Católica Argentina (UCA) -www.uca.edu.ar- encontra-se a Declaração Cidadã pela Vida e Família, que está à disposição para receber adesões. “Ali temos uma excelente síntese sobre os princípios e valores fundamentais para a convivência social, vinculados à dignidade da vida humana.”
Esta vida humana deve ser “assegurada sem distinções de nenhum tipo desde sua concepção até a morte natural; ao dever que tem o Estado e a sociedade de proteger o matrimônio como comunidade de vida e amor entre um homem e uma mulher; e, finalmente, ao direito que tem as crianças de crescer em uma família fundada na união estável entre homem e mulher e a ser educados segundo as convicções de seus pais”.
Após destacar que “esta declaração já superou meio milhões de aderentes”, o prelado afirmou que “para fugir das ameaças à identidade cristã da família e da vida, não há nada melhor que ser testemunha agradecida, que transmita mediante o testemunho e com palavras belas a alegria de estar casado, de ter uma família e valorizar a identidade do ser humano criado por Deus”. (EPC)
Com informações da ACI.
Deixe seu comentário