Gaudium news > Vaticano anuncia nomeações para Finlândia e Sri Lanka

Vaticano anuncia nomeações para Finlândia e Sri Lanka

Cidade do Vaticano (Terça, 16-06-2009, Gaudium Press) Administrador diocesano de Helsinki, na Finlândia, o padre Teemu Sippo é agora o bispo da mesma diocese. A nomeação do Papa foi divulgada hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé. Bento XVI denominou ainda o monsenhor Patabendige Don Albert Malcolm Ranjith novo arcebispo de Colombo, no Sri Lanka.

Padre Teemu Sippo nasceu em 20 de maio de 1947 em Lathi, na diocese de Helsinki. É membro da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) e fez sua primeira profissão solene em 11 de outubro de 1970 em Maria Martental, Diocese de Trier, na Alemanha. Os estudos filosófico-teológicos foram realizados na Universidade de Freiburg im Breisgau, na Alemanha. Foi ordenado sacerdote em 28 de maio de 1977 em Helsinki.

Em 1978 passou a exercer o cargo de vice-pároco na paróquia de São Olaf, em Jyväskylä, e a partir de 1981 na paróquia de Santa Maria, em Helsinki. De 1982 a 1985 foi também diretor do Centro Católico de Informação. De 1985 a 2002 foi pároco da Catedral de Helsinki.

Em seguida, foi nomeado Vigário Episcopal para o ecumenismo, trabalhando ao mesmo tempo como vigário paroquial na paróquia de Santa Maria em Helsinki. Desde 2 de julho de 2008 é administrador diocesano de Helsinki.

Sri Lanka

Monsenhor Patabendige Don Albert Malcolm Ranjith, até então secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, transfere-se para o Sri Lanka. Bento XVI o nomeou arcebispo da Arquidiocese de Colombo.

Mons. Malcolm Ranjith substitui no governo pastoral monsenhor Oswald Thomas Colman Gomis, cuja renúncia foi recebida pelo Santo Padre.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas