Catedral de Pedra de Canela: 75 anos de história em um livro
Canela (Quinta-Feira, 17/10/2013, Gaudium Press) A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes da cidade de Canela, pertencente à diocese de Novo Hamburgo, na região serrana do Estado do Rio Grande do Sul, terá seus 75 anos de história contados em um livro, que já está em sua fase final de confecção.
A publicação, que reúne artigos de historiadores, relatos de alguns paroquianos e textos dos autores, será escrita por Pedro Oliveira e pelo padre Juscelino Martinez Brazeiro Júnior. O principal objetivo da obra é registrar os acontecimentos mais importantes da Igreja da cidade serrana das hortênsias e fazer justa homenagem a todos os que contribuíram para o fortalecimento da fé e a propagação do Evangelho em Canela.
A apresentação do livro ocorrerá durante uma missa solene, na noite do dia 28 de novembro, marcando assim o fim do ano jubilar. A celebração eucarística deverá ser presidida pelo bispo da diocese de Novo Hamburgo, dom Zeno Hastenteufel. A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes fica localizada na Praça da Matriz, número 69, no Centro de Canela. Mais informações pelo telefone (54) 3282 1132.
História da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
Fundada em 1937, a construção da Igreja Matriz de Canela teve início em 1953. Nossa Senhora de Lourdes foi escolhida padroeira da Paróquia pela comunidade canelense. Em 1941, os alicerces já estavam bem adiantados; e em 1955 ficou definido que a nova Igreja seria revestida de pedra basalto. No ano de 1964 foram concluídas as paredes ao redor da antiga Igreja e então se deu a demolição da mesma.
No ano seguinte foi realizada a colocação do telhado e, em 1966, a campanha dos vitrais que foram doados por pessoas da comunidade. O forro foi colocado em 1978 e em 1982 o piso em pedra basalto. A porta em madeira mogno foi colocada na igreja em 1987.
Conhecida como a “Catedral de Pedra de Canela”, o templo possui estilo gótico e está situada bem no centro de Canela, na Praça da Matriz. Atualmente, ela é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul. A Igreja tem 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze, que leva o nome de “Carrilhão da Independência”. O mesmo ficou sem funcionar por cerca de 20 anos e no final de 2005 voltaram a soar.
Outra verdadeira obra de arte é o altar esculpido em madeira, com o tema da Santa Ceia. A Via Sacra ornamenta os dois lados internos da Igreja. Os quadros são feitos de madeira e argila, tendo ao fundo pintura sobreposta de imagens em argila. Os coloridos vitrais que iluminam a Catedral de Pedra de Canela representam a Ladainha de Nossa Senhora. No altar, três painéis pintados retratam a aparição de Nossa Senhora, a Alegoria dos Anjos e a Anunciação. (FB)
Deixe seu comentário