Fiéis indonésios celebram chegada de novo bispo
Jacarta – Indonésia (Quinta-feira, 17-10-2013, Gaudium Press) Os fiéis da Diocese de Tanjungkarang, situada na província de Lampung, em Jacarta, na Indonésia, celebraram na semana passada a consagração episcopal de Dom Yohanes Harun Yuwono como novo Bispo local.
Considerada a “festa da Fé”, a cerimônia caracterizada pela “simplicidade”, valor que reflete a personalidade do novo prelado, foi realizada no último dia 10 de outubro, em uma escola católica local e atraiu mais de 10 mil fiéis católicos indonésios.
Entre os presentes, estavam o Núncio Apostólico para a Indonésia, Dom Antonio Guido Filipazzi, o Cardeal Julius Darmaatmadja, além de bispos, sacerdotes e centenas de homens e mulheres religiosos.
O novo bispo escolheu como lema “Non Est Personarum Est Acceptor Deus”.
Graduado pelo Pontifício Instituto de Estudos Árabes e Islâmicos de Roma (PISAI), o prelado ainda atuou como reitor do Seminário Maior em Pematang Siantar, na província indonésia de Sumatra do Norte.
Anteriormente, Dom Yuwono havia pedido para ser transferido para sua diocese de origem. Após passar um tempo em Pangkalpinang, ele voltou a Tanjungkarang, onde foi surpreendido com a nomeação para bispo feita pelo Papa Francisco.
A Indonésia é o país muçulmano mais populoso do mundo. Os católicos são uma pequena minoria, mais de 3% da população.
Na Arquidiocese de Jacarta, os fiéis católicos atingem o percentual de 3,6%.
Apesar da constituição do país já ter acolhido a liberdade religiosa, os católicos foram vítimas de violências e abusos por parte de grupos extremistas do Islã em áreas específicas, como na província de Aceh.
Mesmo assim, os católicos são um componente ativo na sociedade indonésia, contribuindo para o desenvolvimento do país, bem como para as operações de emergência, como o caso recente das enchentes ocorridas lá ocorridas. (LMI)
Com informações Asia News
Deixe seu comentário