Mês de outubro: “celebração da vida e obras de grandes santos da Igreja”
Joinville – Santa Catarina (Quarta-feira, 16-10-2013, Gaudium Press) Dom Irineu Roque Scherer, Bispo da Diocese de Joinville, em Santa Catarina, escreveu um novo artigo refletindo sobre o mês de outubro, que é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias.
Segundo o prelado, outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), por ser o oitavo mês do calendário romano, que começava em março.
O Bispo afirmou que este é um mês marcado por numerosos eventos litúrgicos e sociais. Ele iniciou seu texto destacando que outubro é o mês do Rosário e das Missões.
Dom Irineu explicou que o Papa S. Pio V (1565-1572) foi o primeiro a instituir a devoção, em comemoração à grande vitória contra os muçulmanos, na Batalha de Lepanto, pois havia pedido anterior à batalha, que toda a Cristandade rezasse o Rosário. “Também por este motivo, ele criou a invocação Nossa Senhora, Auxílio dos Cristãos”.
Ainda de acordo com o prelado, em 1716 o Papa Clemente XI instituiu a Festa de Nossa Senhora do Rosário no primeiro domingo de outubro, que coincide proximamente com esta grande vitória. Ele salientou que a devoção do rosário expandiu-se em todos os tempos, sendo rezado inteiro ou em quatro terços.
Dom Irineu citou algumas datas festivas deste mês: no dia 1º de outubro, celebramos Santa Terezinha do Menino Jesus, a Santa da “pequena via da santidade”; no dia 2, os Santos Anjos da Guarda, que sempre estão ao nosso lado; no dia 4, o grande São Francisco de Assis, o Santo do amor e da pobreza; no dia 7, a Festa de Nossa Senhora do Rosário; no dia 12, comemoramos a solenidade da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e neste dia também, celebramos o Dia das Crianças.
Dia 15, lembramos de Santa Teresa d’Ávila, a Teresina, a Santa mística da interiorização; no dia 18, o dia de São Lucas Evangelista, o Santo padroeiro dos médicos; no dia 25, o dia de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, o primeiro Santo brasileiro; no dia 28, dia dos Santos Simão e Judas Tadeu.
Além deles, segue a memória de outros tantos santos importantes, como Santa Edwiges, Santa Margarida Maria Alacoque, Santo Inácio de Antioquia, São Paulo da Cruz, São João Capistrano e Santo Antônio Maria Claret.
Outra data lembrada pelo Bispo é o Dia Mundial das Missões, que foi instituído pelo Papa Pio XI em 14 de abril de 1926, a pedido dos seminaristas da Arquidiocese da Sardenha, na Itália. Conforme Dom Irineu, o evento é celebrado no dia 20 deste mês, quando em todo o mundo se realiza a coleta pelas missões destinada para os pobres de nossa Igreja.
Ele enfatizou também que o primeiro Dia Mundial das Missões foi celebrado em 1927.
Dom Irineu concluiu que o mês de outubro é marcado pela celebração da vida e obras de grandes santos da Igreja. “Eles são inspiração e luz em nossas vidas a tal ponto que devemos nos perguntar: Se eles e elas puderam, por que nós não podemos?” (FB)
Deixe seu comentário