Testemunhas de Cristo e defensores da vida
Ho Chi Minh City – Vietnã (Terça-feira, 15-10-2013, Gaudium Press) Durante o encerramento da reunião anual da Conferência dos bispos vietnamitas, realizada na semana passada, em Saigon, os prelados convidaram os fiéis a “fortalecer a sua Fé”, através da mensagem do Evangelho, anunciando da Palavra de Deus.
A reunião aconteceu no centro pastoral da cidade de Ho Chi Minh City. Uma das questões principais, abordada pelos bispos, foi a atenção à renovação da vida e da família, além de temas relacionados, como o aborto, o casamento e a cultura da vida.
Em meio as dificuldades e ataques contra a comunidade local, a Diocese de Vinh, junto com os líderes da Igreja no país, enfatizaram o papel e a presença do cristianismo no Vietnã.
Os bispos expressaram sua alegria para com “os frutos espirituais nas paróquias, comunidades, dioceses e congregações”, surgidos neste Ano da Fé, que está prestes a ser concluído.
Apesar disso, os prelados advertiram ter encontrado “dificuldades e desafios” para a “compreensão da Fé ” e o caminho verdadeiro a seguir como “discípulos do Senhor e testemunhas do Evangelho” para “construir uma civilização com amor através da cultura da vida”.
Nos últimos três anos, a Igreja no Vietnã chamou a atenção para o ensino e a aplicação prática do “mistério cristão” e da “comunhão e missão”. O objetivo agora passará a ser a “nova evangelização” para o testemunho da Fé, surgida a partir do trabalho desenvolvido durante o Sínodo dos Bispos em 2012.
Os bispos mantém o olhar, em especial, para aqueles que já passaram por momentos de crise familiar, como “o flagelo do aborto”, os casais separados e divorciados, chamando-os a renovar o seu relacionamento com Cristo e a Igreja.
Na reunião, uma das primeiras medidas concretas sugeridas pelos prelados vietnamitas para cada diocese do país foi a “atenção à formação do clero, dos religiosos e leigos”, que são chamados para o “ministério pastoral”, bem como as pessoas envolvidas “no cuidado pastoral das famílias”.
Finalizando, a Conferência Episcopal lançou um apelo aos escritores, artistas e católicos envolvidos no mundo da comunicação e da mídia, para que, “por meio de seus talentos “, possam ajudar a melhorar a beleza do matrimonio e da vida familiar. (LMI)
Com informações Asia News
Deixe seu comentário