Gaudium news > CNBB: Há 61 anos a serviço da Igreja no Brasil

CNBB: Há 61 anos a serviço da Igreja no Brasil

Brasília (Segunda-feira, 14-10-2013, Gaudium Press) Há mais de 61 anos, nascia a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), órgão permanente que congrega todos os Bispos católicos do Brasil.cnbb.jpg

Em meio ao Governo de Getúlio Vargas e as marcas deixadas pela Segunda Guerra Mundial, a primeira sede da organização foi no Rio de Janeiro, no palácio arquiepiscopal.

De acordo com o atual presente da CNBB e Arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, a Conferência foi criada com a finalidade de promover a vivência da Colegialidade Episcopal, pois ao longo de sua trajetória, tem buscado exercer suas atividades pastorais em favor dos fieis, através da dinâmica da missão evangelizadora.

“As conferências episcopais são sinônimos da colegialidade na Igreja, que é mistério de Deus e vive na comunhão. Não uma comunhão na uniformidade, mas na diversidade de seus membros e nos dons que o Espírito Santo concede ao povo. Então, a medida que essa comunhão se fortalece, também é a missão da Igreja que avança. A Igreja é mistério, comunhão e missão”, afirmou.

Transferência para a sede de Brasília

A transferência da sede da CNBB para Brasília aconteceu em 1974, durante a 14º Assembleia Geral, onde foi constituída uma comissão especial de três bispos para a execução da obra.

A inauguração da sede coincidiu com o Jubileu de Prata da CNBB, com a presença de 75 bispos, além de diversos sacerdotes, religiosas e leigos, que participaram da Celebração Eucarística, no dia 15 de novembro de 1977.

Na ocasião, o Papa Paulo VI enviou ao então presidente da CNBB, o Cardeal Aloísio Lorscheider, uma saudação:

“Que na mesma CNBB, ao promover-se Pastoral de Conjunto, se viva sempre a união na caridade fraterna da Igreja e Única compacta em torno ao Sucessor de Pedro”, disse na mensagem.

A CNBB segue em sua missão, na comunhão e no trabalho intenso e dedicado dos bispos do Brasil.

“Que possamos aprofundar a nossa comunhão, fortalecer a missão, para que o Evangelho de Jesus Cristo alcance a todos as pessoas”, desejou o Cardeal Dom Damasceno. (LMI)

Com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas