Círio de Nazaré encerra-se neste domingo
Belém – Pará (Segunda-feira, 14-10-2013, Gaudium Press) Mais de 2,2 milhões de pessoas saíram as ruas de Belém (PA) para celebrar a 221º edição do Círio de Nazaré, tradicional Festa em homenagem a Virgem de Nazaré, neste último domingo, 13.
Mais de 2,2 milhões de fiéis marcaram presença nas ruas de Belém (PA) para homenagear Nossa Senhora de Nazaré | Foto: www.ciriodenazare.com.br |
Os fiéis paraenses iniciaram cedo sua peregrinação, por volta das 5h. Em frente a Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, presidiu uma Santa Missa.
Logo após, as ruas de Belém ficaram lotadas com a procissão da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Apesar dos 3,6 quilômetros de trajeto, os fiéis proporcionaram, ao longo da Festa, momentos de Fé, devoção e agradecimento pelas graças alcançadas através da intercessão de Maria, Mãe de Jesus.
Chegando na Praça Santuário de Nazaré, por volta das 12h30, foi realizada a Celebração final, com uma benção aos romeiros. Fogos de artifício, chuvas de papel picado, apresentação de corais, mãos estendidas e aplausos foram algumas das homenagens rendidas pelos devotos à Virgem de Nazaré.
A Imagem de Nossa Senhora percorreu as ruas de Belém, dentro da Berlinda, que é puxada por um dos principais ícones do Círio, a Corda, que este ano, contou com aproximadamente 7.200 promesseiros.
A Corda foi inserida nas festividades do Círio em 1855, quando, em decorrência das fortes chuvas, a feira do Ver-o-Peso ficava inundada. A solução foi atar cordas para que os romeiros pudessem desatolar a Berlinda, que até então era conduzida por tração animal, para agilizar a romaria.
A Corda foi introduzida oficialmente em 1885 e tornou-se um dos mais fortes elementos do Círio, representando a intensidade da devoção mariana e o amor sem medidas à Padroeira dos Paraenses. (LMI)
Com informações www.ciriodenazare.com.br
Deixe seu comentário