Gaudium news > Mãe Aparecida: devoção com coração e Fé

Mãe Aparecida: devoção com coração e Fé

Aparecida – São Paulo (Segunda-feira, 14-10-2013, Gaudium Press) Mais uma Festa em homenagem a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi celebrada na Basílica Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. Milhares de fiéis, de norte a sul do país, viveram momentos de alegria, oração e Fé na presença da Virgem Santíssima.

nossa-senhora-aparecida.jpg

O dia 12 de outubro, dia da Mãe Aparecida, foi repleto de eventos celebrativos. Logo pela manhã, após uma vigília de oração rezada pelos devotos que madrugaram da sexta-feira, 11, para sábado, no Santuário, os fiéis reuniram-se para a Alvorada Festiva, seguida pela primeira Celebração Eucarística do dia, às 5h, no Altar Central da Basílica.

A Celebração foi presidida pelo Padre redentorista Domingos Sávio da Silva, reitor do Santuário de Aparecida. A leitura feita pelo sacerdote aos presentes foi o Evangelho segundo São João (Jo 2, 2-11).

“Com grande devoção e alegria, nos preparamos para esta festa de Nossa Senhora Aparecida, nossa Rainha e Padroeira! Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco”, disse Padre Domingos.

Após a Oração, depois da Comunhão, os fiéis presenciaram a entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e rezaram a Consagração à Padroeira do Brasil.

A Celebração Solene

O ponto mais alto deste último sábado foi a celebração da Missa Solene, às 9h, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis.

Entre os presentes, estavam o Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner; o Bispo emérito de Barretos (SP), Dom Pedro Fré; o reitor do Santuário, Padre Domingos Sávio; diversos missionários redentoristas e sacerdotes da Arquidiocese de Aparecida e religiosos; além de autoridades governamentais, como o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do prefeito da cidade de Aparecida, Marcio Siqueira.

A Imagem da Mãe Aparecida foi entronizada em um carro andor, que representava o projeto artístico da obra da cúpula.

Durante sua homilia, Dom Damasceno recordou aos fiéis o encontro dos pescadores com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul. Logo depois, citou as palavras proferidas pelo Papa Francisco, em sua passagem pela Basílica, em julho deste ano:

“Em Aparecida, Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe e Ela quis manifestar-se nessa região do Vale do Paraíba de maneira simples, sem fato espetacular, sem mensagem especial; solidária, porém, com aqueles pobres pescadores e na sua cor negra, identificada com os escravos da época e os excluídos de hoje. Ela quis escolher essa terra para derramar as bênçãos de Deus sobre o Brasil e o povo devoto que aqui vem para venerar a milagrosa imagem e para proclamar seus louvores e graças”.

O Cardeal ainda relembrou aos representantes que o Santo Padre chamou-os a atenção para três posturas que devemos cultivar em nossas vidas: “Conservar a esperança, Deixar-se surpreender por Deus e Viver na alegria”.

“Tenham sempre no coração esta certeza! Deus caminha a seu lado, nunca lhes deixa desamparados! Nunca percamos a esperança! Nunca deixemos que ela se apague nos nossos corações!”, destacou a primeira postura.

Referente ao tema geral da Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida, intitulada “Com a Mãe Aparecida seguimos Jesus, nossa luz!”, o Dom Damasceno afirmou que Maria é a Mãe, mas também a primeira e mais fiel discípula de seu Filho Jesus:

“Como missionária e discípula, ela nos mostra e nos conduz a Jesus, nossa luz, e nos pede, como aos serventes nas bodas de Caná: ‘Façam tudo o que Ele vos disser'”, concluiu.

Procissão Solene

Logo após a saudação do Papa Francisco aos fiéis de Aparecida, durante a oração do Terço Mundial, rezado na cidade de Roma, em comunhão com mais dez santuários marianos pelo mundo (Nazareth, na Itália; Lourdes, na França; Vailankanni, na Índia; Czestochowa, na Polônia; Nairobi, no Quénia; Banneeaux, na Bélgica; Akita, no Japão; Washington, nos EUA e Lujan, na Argentina) e transmitido via satélite ao Santuário de Aparecida, a procissão solene em homenagem a Nossa Senhora percorreu os arredores da Basílica em direção às ruas da cidade de Aparecida.

Os milhares de devotos à Mãe Santíssima participaram da caminhada, passando em frente à matriz Basílica e retornando ao Pátio das Palmeiras, concluindo a procissão.

O andor de Nossa Senhora era todo adornado com rosas brancas, que enfeitaram o carro que conduziu a Imagem pelas ruas da cidade.

A homenagem terminou em frente à Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, os devotos levaram as flores, como lembrança do Dia da Padroeira do Brasil. (LMI)

Com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas