Gaudium news > Seminarista colombiano será beatificado neste domingo

Seminarista colombiano será beatificado neste domingo

Tarragona – Espanha (Sexta-feira, 11-10-2013, Gaudium Press) “Você veio de tão longe para se tornar padre?”, foi a pergunta que um miliciano fez a Jesus Anibal Gómez, seminarista colombiano, antes de ser assassinado. Na época, o jovem de 22 anos respondeu: “Sim, senhor. É uma grande honra”.jesus_anibal_gomez.jpg

“Pois, se o senhor é padre, desça com todos”, ordenou o miliciano.

Estas foram as últimas palavras pronunciadas pelo missionário claretiano que, no próximo domingo, 13 de outubro, será beatificado na cidade espanhola de Tarragona, junto com mais 521 mártires do Século XX, da Espanha.

O jovem é o único colombiano entre os mártires que serão beatificados neste domingo.

Ele deixou seu país para completar seus estudos em Teologia

Jesús Aníbal nasceu no dia 13 de junho de 1914, em Tarso, município do departamento colombiano de Antioquia. O jovem pediu aos seus pais para terminar seus estudos de Teologia na Espanha, para logo ser ordenado sacerdote pela Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração da Santíssima Virgem Maria, mas só conseguiu viver no país europeu por um ano, já que a morte o encontrou pelo caminho.

O jovem missionário foi fuzilado no dia 28 de julho de 1933, junto com seus 13 companheiros seminaristas na estação Fernán Caballero, quando se dirigiam para o trem da Cidade Real a Madri, pretendendo fugir da perseguição religiosa.

Conforme enfatizado pelo Padre Vicente Pecharromán, proponente da canonização dos mártires Claretianos, que foi citado pela Religião em Liberdade, “a figura de Jesus Anibal é notável porque é o único mártir dentro de 270 comunidades religiosas latino-americanas que morreu durante a perseguição religiosa de 1936”.

O município de Tarso aguarda a chegada das relíquias do beato

As relíquias do seminarista estão atualmente guardadas em uma capela da Paróquia Santo Antônio Maria Claret, na cidade de Sevilla, junto com os restos mortais dos 13 companheiros de martírio.

Mas em Tarso, a cidade natal do futuro beato, a população aguarda a chegada das relíquias, razão pela qual, já há algum tempo, a Diocese de Jericó iniciou a gestão para repatriá-las.

O translado poderá demorar meses, até mesmo anos, mas enquanto isso não acontece, o sacerdote claretiano e colombiano Hoyos Orlando continuará a pedir a intercessão do Beato Anibal Gomez pela população local.

Com a beatificação, o jovem claretiano passará a ser o mais novo beato colombiano, ao lado de Mariano de Jesús Euse Hoyos, o “Padre Marianito”, e mais sete mártires da Ordem de São João de Deus, que também foram vítimas da perseguição religiosa na Espanha. (GPE/LMI)

Com informações Religión en Libertad e jesusanibalgomez.blogspot.com

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas