Gaudium news > “A Fé há 50 anos do Concílio do Vaticano II”: tema de simpósio em Faculdade do Rio

“A Fé há 50 anos do Concílio do Vaticano II”: tema de simpósio em Faculdade do Rio

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 11-10-2013, Gaudium Press) Com a temática “A Fé há 50 anos do Vaticano II”, a Faculdade de São Bento, localizada no centro do Rio de Janeiro, promoverá entre os dias 21 e 23 de outubro, das 13h30 às 17h, um simpósio teológico sobre o Concílio do Vaticano II.cartaz_simposio_teologico.jpg

No primeiro dia, Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, presidirá a abertura do evento, que seguirá com uma palestra sobre o tema “A dimensão missionária a partir do decreto Ad Gentes”, ministrada por Dom Luciano Bergamin, Bispo de Itaguaí (RJ).

Logo depois, o Padre José Rafael Solano Duran, doutor em Teologia moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana e assessor da Comissão da Família e Vida da CNBB, abordará com os participantes o tema “A Gaudium et Spes: Harmonia entre Fé e humanidade”.

No dia 22, o Padre Luís Henrique Eloy e Silva, doutor em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé e coordenador da equipe de revisão da Bíblia da CNBB discutirá o tema “Deus quaerens in homine hominem: Por uma releitura cristológico-soteriológica da relação revelação e Fé na Dei Verbum”.

Logo depois, o Padre Geraldo Luiz Borges Hackmann, membro da Comissão Teológica Internacional e da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, discursará sobre “A Lumen Gentium: Ontem, hoje e o ano da Fé”.

No último dia, “A Constituição Sacrosanctum Concilium e o culto em Espírito e Verdade” será refletida por Dom Paulo Souza Silva, doutor em Liturgia pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo de Roma e Abade da Abadia de São Geraldo, em São Paulo.

Embasado nas palavras do Apóstolo São João, o Padre Jesus Hortal Sánche, doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana e antigo Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, discernirá o tema “‘Que todos sejam um, para que o mundo creia’ (Jo 17, 21): Quase cinquenta anos após o Decreto Unitatis Redintegratio do Concílio Vaticano II”

O evento será encerrado com uma celebração presidida por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.

As inscrições para o Simpósio Teológico já estão abertas e os interessados poderão se cadastrar através do site da Faculdade de São Bento (www.faculdadesaobento.org.br). (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas