Gaudium news > Diocese de Novo Hamburgo (RS) celebra Dia Nacional da Juventude

Diocese de Novo Hamburgo (RS) celebra Dia Nacional da Juventude

Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 10-10-2103, Gaudium Press) O Setor Juventude da Diocese de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, preparou uma intensa programação para o último domingo do mês, dia 27 de outubro, data que será celebrado o Dia Nacional da Juventude (DNJ) de 2013.

Com o lema “Jovem: levante-se, seja fermento”, o evento será realizado na Paróquia São João Batista, localizada no bairro Amaral Ribeiro, na cidade de Sapiranga.

Grupos, pastorais e movimentos das mais diversas expressões juvenis já estão se organizando para vivenciar este espaço de reunião dos jovens. Em preparação ao evento, os organizadores pedem a cada grupo que realize um “Pré-DNJ”, dando enfoque na questão missionária.

O Setor Juventude sugere a utilização do texto bíblico de Jeremias (Jr 1, 4-17) e a construção de uma bandeira ou cartaz a partir das contribuições do grande grupo. Segundo o setor, este material será importante para a criação de um ambiente de partilha, onde cada pastoral ou movimento poderá mostrar seu carisma e identidade.

Várias atividades estão previstas no DNJ, inclusive um momento temático, quando o facilitador do diálogo trabalhará a partir da perspectiva Juventude e Missão. Além disso, o evento terá um momento reservado para apresentação de teatro, testemunhos e partilhas dos peregrinos que participaram da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro.

A programação do evento terá início às 8h, com recepção e credenciamento. Logo depois, será realizado um momento de acolhida e de animação. Às 9h, haverá um momento de oração, seguido pelo momento temático sobre “Juventude e Missão”. Ao meio-dia, acontecerá o almoço de integração. Às 13h30, haverá um teatro, e na sequencia, o espaço de testemunhos e partilhas sobre a JMJ 2013.

A Celebração Eucarística inicia-se às 15h, seguida do Envio Missionário, que marcará o encerramento do DNJ.

Dia Nacional da Juventude

No ano de 1985, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o quarto domingo do mês de outubro para celebrar o Dia Nacional da Juventude. As pastorais da juventude eram as únicas organizadas nacionalmente. Dessa forma, a CNBB confiou-lhes o protagonismo dessa celebração.

Na publicação do subsídio deste ano do DNJ, inspirado na proposta missionária apresentada pelo Documento de Aparecida, a CNBB afirmou que o grande desafio da atualidade é o fortalecimento do processo de acompanhamento sistemático dos grupos e das equipes de coordenação para que haja garantia de continuidade, a fim de que os jovens possam se comprometer com a pessoa e o projeto de Jesus. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas