Guatemala rende homenagens a Nossa Senhora do Rosário
Cidade da Guatemala – Guatemala (Quarta-feira, 09-10-2013, Gaudium Press) Com Celebrações Eucarísticas e procissões, os guatemaltecos participaram das comemorações de sua padroeira: Nossa Senhora do Rosário.
A festividade, que ocorre a cada ano, no dia 7 de outubro, é uma devoção que se remonta aos tempos coloniais, quando os líderes da independência do país da América Central proclamaram a Virgem do Rosário como a Padroeira da Guatemala.
A celebração central tem seu lugar no Santuário da Virgem do Rosário, no Templo de Santo Domingo, que a cada ano recebe milhares de fiéis que chegam ao lugar para venerar a Imagem de Nossa Senhora.
A comemoração da Festa da Virgem Santíssima desta segunda-feira, 07, na capital guatemalteca, foi presidida por Dom Oscar Julio Vian Morales, Arcebispo Metropolitano da Guatemala. Na ocasião, a Virgem saiu em procissão pelas principais ruas da Cidade da Guatemala.
Outras cidades também se uniram às homenagens com várias procissões, como acontece a cada ano na cidade de Quetzaltenango, que reúne milhares de devotos fiéis à Virgem Santíssima.
A Imagem de Nossa Senhora do Rosário
A Imagem de Nossa Senhora do Rosário da Guatemala foi elaborada em 1592, a pedido do sacerdote dominicano Frei López de Montoya. A representação da Virgem foi criada totalmente em prata pura e revestida com vestes trabalhadas, as quais podemos ver hoje no Altar Mor do Templo de Santo Domingo.
A Imagem se caracteriza pelo seu belo rosto. Ela carrega um grande rosário na mão direita, segurando o Menino Jesus com a esquerda, que, segundo a tradição, Ele dormia tranquilamente até chegar a Guatemala.
Nossa Senhora do Rosário foi proclamada em 1833 “Rainha da Guatemala” e coroada canonicamente no dia 28 de janeiro de 1934, sob o pontificado do Papa Pio XI. (GPE/LMI)
Com informações Radio Vaticano
Deixe seu comentário