“O cristão não pode perder de vista o mandato missionário”, afirma Cardeal de São Paulo
São Paulo (Quarta-feira, 09-10-2013, Gaudium Press) Como destacou o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, logo no início de seu mais recente artigo, “estamos em pleno mês de outubro, ‘mês das missões’ para a Igreja”, onde as iniciativas vindas de todas as partes “recordam-nos que somos um povo missionário, chamado a viver ‘em estado permanente de missão'”.
Dom Odilo explica que o Papa Francisco, ao final da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, enviou os jovens para serem “missionários do Evangelho no meio do mundo”.
“O cristão, discípulo de Jesus Cristo, não pode perder de vista o mandato missionário feito por Jesus na origem da Igreja: “Ide, pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Essa ordem de Cristo não cessou de valer, nem pode ser ignorada: somos um ‘povo em missão’. Temos uma boa notícia para anunciar a todos; muitos ainda não a conhecem e também têm o direito de se alegrar com a ‘Boa Nova da salvação'”, comentou o Arcebispo.
O prelado afirma que a vida do cristão é uma constante resposta ao “ide”, pronunciado por Jesus. “O Papa encorajou os jovens: ‘Ide, sem medo!’ Sim, apesar de a mensagem ser bela e de grande esperança, ela é também desafiadora e chama à conversão”.
Para o Arcebispo, o medo pode tomar o jeito de respeito humano, proporcionando a acomodação ou o desânimo. “A vida cristã sem brilho e ardor é como fogueira apagada, que não atrai nem comunica mais calor; pior que isso, tende a virar apenas cinza… A Igreja missionária precisa recobrar o ardor da Fé e a chama da esperança”.
Ainda em seu artigo, Dom Odilo disse que o “medo” nos leva a desprezar e ocultar o dom recebido por Deus, da mesma forma que o “servo mau e preguiçoso” do Evangelho fez, “ao responder ao seu senhor que lhe pedia contas da moeda emprestada”, alegando: “Tive medo do senhor e escondi na terra o talento que me confiaste” (Mt 25, 25-26).
“O anúncio do Evangelho do Reino de Deus é um grande serviço prestado ao próximo, quer considerado individualmente, quer comunitariamente. O anúncio claro do Evangelho é um serviço inestimável aos outros; quem acende uma luz e ilumina o caminho da sociedade com a sabedoria da Palavra de Deus está oferecendo a coisa mais importante do mundo”.
Finalizando, o Cardeal relembra que, neste mês missionário, recordamos Nossa Senhora do Rosário, e aprendemos com ela a nos colocar a serviço de todos.
“Ela, sem medo, disse: “Eis-me aqui, eu sou a serva do Senhor” (Lc 1,38). Em sua disposição para acolher, sem medo, o convite para servir a Deus e a humanidade, ela deu ao mundo o Salvador… Nossa Senhora interceda pela Igreja missionária!”, concluiu. (LMI)
Com informações Arquidiocese de São Paulo
Deixe seu comentário