Gaudium news > PUC-Rio promove seminário Acordo Brasil Santa Sé

PUC-Rio promove seminário Acordo Brasil Santa Sé

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 09-10-2013, Gaudium Press) O “Seminário Acordo Brasil Santa Sé Implicações Jurídicas e Administrativas”, evento que busca relacionar o tema com a ação pastoral das arquidioceses, instituições, congregações e ordens religiosas, iniciou nesta terça-feira, 08, na sede da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio)

O Arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, Cardeal Dom Raymundo Damasceno; o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner; o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e o reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, estiveram presentes na abertura do evento, no salão da Pastoral Universitária.puc_rio.jpg

De acordo com Dom Damasceno, o conteúdo do acordo necessita ser conhecido por administradores e advogados das arquidioceses, cúrias, congregações e comunidades religiosas; pois oferece ordenamento jurídico para muitas práticas já existentes no Brasil, “mas para que ele seja executado e realizado, é necessário que nós conheçamos esses conteúdos”.

Sobre a importância da Igreja aprofundar o conhecimento do conteúdo do acordo, Dom Orani ressaltou que “é necessário que as Arquidioceses estejam imersas nesse acordo, fazendo com que ele se aplique e se difunda”, pois “é preciso criar esse tipo de cultura e dar passos adiante”.

Nesta quarta-feira, 09, último dia do Seminário, das 9h as 13h, serão discutidos os temas: “A Assistência Religiosa em Regimes de Internação Coletiva”, pelo Frei Evaldo Xavier Gomes, assessor Jurídico Canônico da CNBB; “Vistos para Missionários – Aspectos Práticos, pela Irmã Roselita Milesi, do Setor da Mobilidade Humana da CNBB; e “Assistência Religiosa nas Forças Armadas, também com Frei Evaldo.

Acordo Brasil Santa Sé

O Acordo Brasil Santa Sé foi firmado na cidade do Vaticano em 2008 e promulgado no ano seguinte. O documento é relativo ao Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, composto por 20 artigos que apresentam questões de ordem jurídica relacionadas à práticas da Igreja e do Estado no país. (LMI)

Com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas