Movimento de Capelinhas de Curitiba lançará livro neste mês
Curitiba – Paraná (Terça-Feira, 08-10-2013, Gaudium Press) No dia 26 deste mês de outubro, a partir das 9h, será realizado o lançamento do livro “Caminhando 27”, subsídio de evangelização da Editora da Arquidiocese de Curitiba, no Paraná, durante a Assembleia do Movimento de Capelinhas da Região Episcopal Norte.
O evento acontecerá na Paróquia Santa Cândida, na capital paranaense, e contará com a presença do Arcebispo Dom Moacyr José Vitti, além de outras autoridades pastorais da Igreja local.
De acordo com a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Curitiba, o conteúdo da publicação traz encontros sobre temas celebrados pela Igreja e referentes ao Ano Litúrgico, em forma de leitura orante da Palavra. O livreto é utilizado por famílias, comunidades, grupos de reflexão, capelinhas, entre outros.
A 27ª edição do Caminhando apresenta 50 encontros para serem orados e refletidos pelas pequenas comunidades. O subsídio já está à disposição para todos aqueles que queiram adquiri-lo na Central de Atendimento do Centro Pastoral da Arquidiocese, localizado no bairro São Francisco, em Curitiba.
Logo depois da realização da Assembleia, todos os participantes são convidados para um almoço na Paróquia Santa Cândida. Os interessados poderão retirar seus convites com as coordenadoras paroquiais do Movimento de Capelinhas da Região Episcopal Norte, ou através da secretaria da Paróquia Santa Cândida.
Livro Caminhando 27
O “Livro Caminhando 27” consiste em uma ferramenta de evangelização do movimento de Capelinhas, junto às famílias, que recebem as capelinhas nos setores, durante o ano todo de forma pedagógica, nos momentos de novenas de Natal, grupos de reflexão, leitura orante, Campanha da Fraternidade, semana da família e outros momentos.
Movimento das Capelinhas
O Movimento das Capelinhas difunde o culto familiar prestado a Deus por intermédio de Maria, renovando e atualizando a peregrinação da Jovem de Nazaré, de casa em casa com a missão de levar Cristo aos Lares. A visita de Maria é sinal do amor benevolente de Deus.
A presença da Capelinha é um importante momento para a família unir-se em oração, tornando-a verdadeira Igreja doméstica.
O Movimento das Capelinhas iniciou em 1888, no Equador, na cidade de Guayaquil. Quem iniciou o movimento foi o Cônego José Maria Santistevan, da Congregação dos padres Claretianos, que vendo as dificuldades das famílias, o materialismo, a falta de fé entre os jovens, chegou à conclusão que a presença constante da Mãe de Jesus poderia ser uma solução.
Começavam a nascer os principais objetivos do Movimento das Capelinhas: oração em família, diálogo e comunhão.
O Movimento das Capelinhas se espalhou rapidamente pelo mundo, chegando ao Brasil na época da Primeira Guerra Mundial, em 1914, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Em Curitiba, o movimento teve seu início em 1937 na Paróquia do Imaculado Coração de Maria. (FB)
Deixe seu comentário