Gaudium news > Papa visita Assis

Papa visita Assis

Assis – Itália (Sexta-feira, 04-10-2013, Gaudium Press) – este dia de em que a Igreja comemora São Francisco de Assis, o Papa Francisco visitou a cidade onde viveu e santificou-se o “Pobrezinho de Assis”.
Foi um dia de muitas visitas, orações, breves homilias, sorrisos e recomendações.

Vamos seguir juntos pontos do caminhar do Papa em Assis:

Logo que chegou à cidade de São Francisco ele foi rezar diante do famoso Crucifixo da Igreja de São Damião. O Santo Padre estava acompanhado do Conselho de oito Cardeais que estiveram reunidos nesta semana, em Roma. Este Crucifixo é o mesmo que falou a São Francisco, há mais de oito séculos. dele o Santo ouviu uma voz que lhe pedia para “reconstruir a Igreja em ruínas”.

O Papa foi ao túmulo de São Francisco. A tumba fica na cripta da Basílica Superior de Assis. Foi uma visita pessoal, particular, apesar de o acompanharem frades franciscanos e os oito membros do Conselho. O Papa Francisco colocou três rosas no túmulo, ajoelhou-se e rezou em silêncio por alguns instantes.

O Santo Padre visitou a Basílica de Santa Clara, local onde se encontra a tumba da fundadora da Ordem Franciscana das Clarissas. Ele foi recebido por monjas de clausura e rezou por um breve momento diante do corpo de Santa Clara.

Santa Clara foi a primeira mulher a seguir São Francisco: abandonou as riquezas e o mundo para poder seguir definitivamente o Santo.

Na Catedral de São Rufino, o Pontífice falou a sacerdotes e leigos participantes da pastoral da diocese que receberam o Papa com música. A Catedral de São Rufino foi a Igreja em que São Francisco recebeu o Batismo. Este fato deu oportunidade a que o Santo Padre explicasse a importância deste sacramento e pudesse dizer que a data do dia do Batismo é a data também do aniversário da entrada da pessoa no seio da Santa Mãe Igreja.

Durante sua visita o Papa Francisco reflexionou sobre quais aspectos são decisivos na vida de uma diocese. Aos casais ele propôs o diálogo; aos catequistas, que “não basta ler a Sagrada Escritura” mas que se deve “ouvir Jesus que fala nela”; aos sacerdotes, que preguem bem, que caminhem com seu povo e que não ten nham medo de anunciar o evangelho nas “periferias”; aos Bispos, que defendam a “harmonia na diversidade” de seu povo.

Milhares de jovens esperaram o Santo Padre na Porciúncula, local nas cercanias de Assis, onde encontra-se a pequena Igreja onde morreu São Francisco. Ali foi realizado o último encontro da visita do Papa a Assis.

A música esteve sempre muito presente durante o encontro, especialmente as canções vindas da Jornada Mundial da Juventude. Ao longo do caminho, o Papa Francisco deteve-se para abraçar e conversar com os jovens. Muitos deles aproveitaram para entregar ao Pontífice cartas e mensagens pessoais. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas