Arquidiocese de Pelotas (RS) promove encontro de Iniciação à Vida Cristã e Liturgia
Pelotas (Sexta-Feira, 04/10/2013, Gaudium Press) A Arquidiocese de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul, em atenção ao Plano Arquidiocesano de Pastoral, promoverá nos dias 9 e 10 de novembro o Encontro de Iniciação à Vida Cristã e Liturgia, no Auditório Dom Antônio Zattera, da UCPel (Universidade Católica de Pelotas). As inscrições para o evento já estão abertas e vão até o dia 15 de outubro, diretamente nas paróquias da região.
Com o tema “Catequese e liturgia: duas faces do mesmo Mistério”, o encontro tem como objetivo oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar situações em que a catequese e a liturgia integradas possibilitem a experiência do mistério profundo do amor de Deus, revelado plenamente no Mistério Pascal de Jesus.
A assessoria do evento ficará a cargo do Padre Vanildo de Paiva, da diocese de Pouso Alegre, em Minas Gerais. O sacerdote tem grande experiência na área da educação universitária pastoral, e é assessor de cursos de formação litúrgica e catequética. Ele também faz parte do Grupo de Reflexão Catequética (GRECAT) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O encontro é destinado a todos os coordenadores diocesanos e paroquiais de catequese e liturgia, membros de equipes de catequese e de liturgia das paróquias e comunidades, lideranças de paróquias/comunidades, pastorais, movimentos e organismos eclesiais, com interesse pela catequese e pela liturgia na Igreja Católica.
De acordo com uma reflexão do próprio Padre Vanildo, o decreto Christus Dominus, sobre a ação pastoral dos bispos, pede aos pastores que se preocupem que “a instrução catequética, que tem por fim tornar viva, explícita e operosa a fé ilustrada pela doutrina, seja administrada com diligente cuidado quer às crianças e adolescentes, quer aos jovens e mesmo adulto. Esta instrução se baseie na Sagrada Escritura, na Tradição, na Liturgia, no Magistério e na vida da Igreja”.
Ele prossegue a meditação explicando que foi a Declaração sobre a Educação Cristã, intitulada Gravissimum Educationis, que mais claramente definiu o objetivo da catequese, ao afirmar que ela “ilumina e fortifica a fé, nutre a vida segundo o espírito de Cristo, leva a uma participação consciente e ativa no mistério litúrgico e desperta para a atividade apostólica”.
Por fim, o assessor lembrou ainda que a Exortação Apostólica Catechesi Tradendae, escrita pelo papa João Paulo II em 1979, aponta seguramente a necessária e intrínseca ligação entre catequese e liturgia, quando diz, de forma explícita: “A catequese está intrinsecamente ligada com toda a ação litúrgica e sacramental, porque é nos Sacramentos, e sobretudo na Eucaristia, que Cristo Jesus age em plenitude para a transformação dos homens. A catequese leva necessariamente aos sacramentos da fé. Por outro lado, uma autêntica prática dos Sacramentos tem forçosamente um aspecto catequético”.
O evento será realizado no auditório central Dom Antonio Zattera, no Campus I da UCPel, na rua Félix da Cunha esquina com a rua Três de Maio, em Pelotas. (FB)
Deixe seu comentário