Gaudium news > Novena de Nossa Senhora iniciou hoje, em Aparecida

Novena de Nossa Senhora iniciou hoje, em Aparecida

Aparecida – São Paulo (Quinta-feira, 03-10-2013, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Aparecida abriu as comemorações da Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida 2013 na manhã desta quinta-feira, 3. Com o tema “Maria, mulher consagrada ao serviço do Senhor!”, a celebração foi presidida pelo diretor-geral da Rede Aparecida de Comunicação, o Padre redentorista Josafá de Jesus Moraes.

basilica_de_nossa_senhora_aparecida.jpg
Basílica de Nossa Senhora Aparecida | Foto: Gustavo
Kralj/ Gaudiumpress

Padre Célio Lopes da Silva deu início à Santa Missa dizendo aos presentes: “Nesta celebração, expressamos nossos sentimentos de admiração e estima por Nossa Senhora Aparecida, exaltando-a junto do Filho como gloriosa Rainha”.

A entronização da Imagem de Aparecida foi feita pelo Padre Tarcísio Spirândio, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Itatiba, da Diocese de Bragança Paulista.

Após a leitura do evangelho desta quinta-feira (Lc 1, 26-38), que remeteu a passagem da Anunciação de Maria pelo anjo Gabriel, o Padre Josafá discursou sobre a alegria de iniciar mais uma Novena e Festa em honra à Mãe Aparecida:

“Iniciamos a Festa de maneira oficial, bonita e alegre, com os louvores de todos os brasileiros à Senhora cheia de graça que nos protege e encaminha a Deus. Maria nos mostra a presença do sagrado na vida do povo, quando a história humana vai se encontrando com o divino”.

Sobre o Evangelho de São Lucas, o sacerdote celebrante ressaltou a frase “para Deus, nada é impossível”, lembrando que o amor de Deus por nós “é infinito, enorme”, e “não tem limites”, e “onde não tem limites, tudo de bom e feliz acontece”.

“Quando fazemos a experiência profunda do amor, estamos inteiros, porque o amor dá sentido último a nossa vida, somos totalmente de Deus. Maria se coloca como servidora de Deus. O anjo anuncia e representa o diálogo. A primeira palavra é de alegria e a presença de Deus é de alegria e plenitude; sempre conforta, ilumina, protege. Homens e mulheres de Fé encontram formas de vencer porque nosso Deus no leva a vitória de cada dia”, comentou.

Sobre a Anunciação da Virgem, o Padre Josafá citou-a como momento de obediência e amor a Deus, um exemplo a ser seguido: “Aprendamos com Maria a seguir Jesus Cristo, sermos obedientes a Deus, que fala ao coração, ao entendimento, quando temos tudo e quando não temos nada. Maria escuta Deus, Maria estava atenta e nos ensina a sermos atentos. É preciso parar para escutar, entender, e deixar Deus tomar conta de todos nós. A oração é um desses caminhos”.

Ainda de acordo com o sacerdote, a celebração à Mãe Aparecida integra a comemoração pelos 300 anos do encontro da Imagem por pescadores no Rio Paraíba do Sul, em 1717.

“Caminhamos para 300 anos dessa presença bonita e marcante. O povo brasileiro é povo de Fé viva, Fé que nos protege e transforma nossa realidade. Se amamos Maria, abramos nosso coração para dar sim a Deus. Deus tudo sabe e quer sempre o melhor para todos nós”, refletiu.

No final da Celebração Eucarística, os devotos participaram da cerimônia de Adoração ao Santíssimo Sacramento, que ocorre tradicionalmente todas as quintas-feiras no Santuário de Aparecida. (LMI)

Com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas