Gaudium news > Arquidiocese de Curitiba inaugura Memorial dedicado a São Francisco de Assis

Arquidiocese de Curitiba inaugura Memorial dedicado a São Francisco de Assis

Curitiba (Quinta-Feira, 03/10/2013, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, está inaugurando a partir do dia 7 de outubro o Memorial de São Francisco de Assis, espaço localizado na Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, local propício para a oração e meditação, no bairro Mossunguê, na capital paranaense.

O memorial, que traz uma exposição com várias faces do santo, tem cerca de 40 metros quadrados com quadros e esculturas artísticas, feitas em gesso, metal e outros materiais. Além disso, o local ainda conta com uma capela que possui uma amostra, em gesso, do primeiro presépio franciscano. Vale lembrar que foi São Francisco de Assis quem criou o presépio.

Também está exposta no local uma foto da Basílica de Assis, na tália, onde está sepultado São Francisco. A exposição é permanente e o Memorial de São Francisco é aberto à visitação durante o dia, com agendamento prévio pelos telefones:(41) 3373-1246 ou 3279-1078. A Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê fica localizada na Rua Francisco Juglair, 171, em Curitiba.

São Francisco de Assis

Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, Úmbria, na Itália, em 1182. Pertencia à burguesia e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a ideia por não ter muito jeito para isso. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o status que sua condição exigia. Contudo, em 1206, para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta aos desmandos da sociedade da época.

Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos. Com Santa Clara, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados.

O pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe renderam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias.

Em Carta Apostólica de 29 de novembro de 1999, o Papa João Paulo II proclamou S. Francisco de Assis como celeste padroeiro dos cultores da Ecologia. Quatro de outubro, Dia dos Animais, é a mesma data em que se festeja o dia de São Francisco de Assis. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas