Restaurada a Igreja de São João de Esmirna
Izmir – Turquia (Terça-feira, 01-10-2013, Gaudium Press) – Com a presença do secretário da CEI (Conferência Episcopal Italiana) foi inaugurada, após um período de restauração a igreja de São João de Esmirna, hoje cidade de Izmir, na Túrquia. Dom Mariano Crociata presidiu a missa de abertura.
Assinala o L’Osservatore Romano, que trata-se de uma das mais antigas e importantes igrejas de culto católico, na Turquia Asiática.
Lembrou em sua homilia, Dom Crociata, que as “raízes da comunidade local estão enraizadas na era dos apóstolos e dos Padre da Igreja. Mostrou a proximidade da igreja italiana com o Arcebispo de Esmirna, D. Ruggero Franceschini e a pequena comunidade cristã, mártir e na diáspora, que vive na Turquia.
O trabalho de restauração contou com a ajuda da CEI e benfeitores italianos. Para celebração também marcou presença o Arcebispo de Cápua, Salvatore Visco e o bispo de Pozzuoli, Gennaro Pascarella.
O edifício foi construído entre 1862 e 1874. Para sua edificação, até o próprio sultão otomano Abdul Aziz contribuiu com donativos.
A igreja ficou fechada por quase 50 anos, sendo, nesse período, utilizada pelas forças armadas dos EEUU. (PH)
Com informações: Vatican Insider
Deixe seu comentário