Polônia acolhe congresso sobre Nossa Senhora Auxiliadora
Varsóvia – Polônia (Sexta-feira, 27-09-2013, Gaudium Press) “Maria, a ti nos confiamos”, foi o tema do Congresso de Nossa Auxiliadora que ocorreu no último dia 21 de setembro em Sokolow Podlaski, cidade polonesa que faz parte da Inspetoria Salesiana de Varsóvia.
O encontro, o quarto realizado sobre a devoção mariana, reuniu na Paróquia de São João Bosco mais de 300 pessoas pertencentes à Família Salesiana, que vieram de várias cidades da Polônia.
|
Imagem de Nossa Senhora Auxiliadora que se encontra na Basílica de Turim, Itália. |
A jornada, que teve dois momentos -conforme relata a Agência Salesiana de Notícias (ANS)-, foi iniciada com uma celebração eucarística presidida pelo Padre Przemyslaw Solarski, e concelebrada pelo Padre Janusz Zdolski, que é o responsável pela Associação de Nossa Senhora Auxiliadora da inspetoria de Pila.
A segunda parte do Congresso, que ocorreu no Instituto Salesiano do lugar, transcorreu através de diversas palestras sobre Nossa Senhora Auxiliadora: “Fundação das Filhas de Maria Auxiliadora como um ato de gratidão de São João Bosco à Nossa Senhora Auxiliadora”, oferecida pela religiosa Salesiana Sor Teresa Zegzula; “Relação de Madre Mazzarello com a Virgem Maria”, tema do qual falou a irmã Janina Stankiewicz; “O momento de gratidão”, que consistiu em uma apresentação multimídia oferecida pela salesiana Hanna Lewicka; “A devoção mariana na cidade”, conferência ministrada pelo Padre Stachal Stanislaw, pároco da Igreja de São João Bosco; e “História das obras salesianas em Sokolow Podlaski”, que expôs Sor Frackiewicz Hanna, diretora das Filhas de Maria Auxiliadora, na Polônia, entre outras palestras.
O próxima Congresso Mariano Salesiano da Polônia ocorrerá em maio de 2014, no Santuário de Maria Auxiliadora em Rumia.
São João Bosco e a devoção à Nossa Senhora Auxiliadora
São João Bosco sempre teve um grande amor por Maria Auxiliadora. Desde o início da fundação da Obra dos Salesianos, o santo italiano fez de Nossa Senhora “Auxiliadora dos Cristãos” padroeira da comunidade, sua protetora e um sinal visível do carisma salesiano.
O próprio São João Bosco assinalava: “Nossa Senhora quer que a honremos com o título de Auxiliadora: os tempos em que vivemos são tão decisivos que precisamos que a Virgem nos ajude a conservar e a defender a Fé Cristã”.
Este grande amor à Virgem se materializa com a construção de sua Basílica em Turim, na Itália; um templo que inicialmente contou somente com quarenta centavos e que nas palavras do santo italiano foi um milagre de Nossa Senhora, já que foi ela quem quis construir a sua própria casa. “Não existe um tijolo que não seja um sinal de alguma graça”, dizia São João Bosco. (GPE/EPC)
Com informações da ANS.
Deixe seu comentário