Gaudium news > Imagem de São Juan Diego é entronizada na Catedral de Notre Dame

Imagem de São Juan Diego é entronizada na Catedral de Notre Dame

catedral_de_notre_dame_1.jpg
Catedral de Notre Dame, Paris. / Foto: Gustavo Kralj – Gaudium Press.

Paris – França (Sexta-feira, 27-09-2013, Gaudium Press) Uma imagem de São Juan Diego Cuauhtlatoatzin, o ‘índio Juan Diego’, foi entronizada na Catedral de Notre Dame de Paris. O evento ocorreu na última quarta-feira, 25, e contou com a presença do reitor da Catedral de Paris, Patrick Jacquin, e Dom Diego Monroy Ponce, reitor do Santuário de São Juan Diego, no México; que foram os responsáveis por entronizar a imagem do santo mexicano.

virgem_de_guadalupe_2.jpg
Imagem da Virgem de Guadalupe
coroada na Catedral parisiense.

Segundo noticiou o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME) este evento é uma dívida que a Catedral de Notre Dame tinha com o santo predileto da “Morenita del Tepeyac”, posto que no ano de 1949 uma imagem da Santíssima Virgem Guadalupe foi solenemente coroada no templo parisiense.

A cobiçada coroação

Já são 75 anos desde que o Episcopado Mexicano iniciou os procedimentos para realizar a coroação da Virgem de Guadalupe, em Paris.

“Suas Excelências, Dom Luis Maria Martinez, Arcebispo do México e Dom José Garibi, de Guadalajara, tinham enviado uma petição à Sua Santidade, Pio XII, pedindo permissão para realizar a coroação da Virgem de Guadalupe na Catedral de Notre Dame. O Santo Padre aceitou o pedido enviando uma carta ao Cardeal de Paris, o eminentíssimo Dom Juan Verdier, acolhendo o projeto mexicano; no entanto, o estouro da guerra na Europa deteve a coroação”, relata Ana Rita Valero de Garcia Lascuráin da SIAME.

estatua_de_sao_juan_diego_3.jpg
Estátua de São Juan Diego situada
na Sacristia da Basílica de
Guadalupe, México.

Este plano só foi possível após a guerra, quando o então Arcebispo de Paris, Emmanuel Suhara, se dirigiu ao Arcebispo do México, para retomar a ideia. E assim o fizeram. Os prelados definiram o dia 26 de abril de 1949 como a data para realizar a coroação.

Para a ocasião, a Igreja mexicana encomendou na Fábrica de Mosaicos do Vaticano uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe com dimensões iguais ao do poncho milagroso. Enquanto isso, em Paris foi feita uma coroa adornada com esmeraldas e pérolas, desenhada por Feliciano Cortés, então Abade de Guadalupe.

A cerimônia de coroação da Virgem nessa época contou com a presença do Arcebispo de Paris, o Arcebispo do México, e o então Núncio Apostólico, Angelo Roncalli, que anos mais tarde se tornaria o Papa João XXIII. Um acontecimento que serviu como prelúdio para a propagação da devoção à Virgem de Guadalupe na Europa.

Agora, além da Virgem de Guadalupe, também poderá ser venerada na Catedral de parisiense a imagem de São Juan Diego. (GPE/EPC)

Com informações da SIAME.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas