Seminário Maior Santo Antônio Abade celebra 415 anos no Peru
Cusco – Peru (Terça-feira, 24-09-2013, Gaudium Press) O Seminário Maior Santo Antônio Abade de Cusco celebrou recentemente seu 415º aniversário de fundação. O evento principal, ocorreu neste mês de setembro, no marco de uma solene celebração eucarística que teve lugar na Paróquia Santo Antônio Abade.
Durante a Santa Missa, que foi presidida por Dom Israel Condorhuamán Estrada, Vigário Geral da Arquidiocese de Cusco, o representante eclesial destacou o acontecimento assinalando que é um evento que se comemora com grande alegria, sobretudo pelo número de jovens que se preparam para servir a Igreja no caminho sacerdotal. Atualmente o seminário forma a 70 seminaristas.
Vários sacerdotes da Arquidiocese de Cusco participaram da celebração, assim como religiosos e religiosas, e jovens que recebem formação sacerdotal no Seminário. Além do 415º aniversário, a Santa Missa também foi ocasião para celebrar os 22 anos da reabertura da instituição.
O Seminário Maior Santo Antônio Abade de Cusco foi fundado no ano de 1598 por Dom Antonio de La Raya y Navarrete, 5º Bispo da primeira Diocese do Peru. Ele fundou na cidade peruana um Colégio Seminário com o objetivo de formar e educar a jovens que escolheram como opção de vida o caminho sacerdotal, especialmente aqueles descendentes de conquistadores empobrecidos.
No seu início, e com oito alunos, o Seminário centrou seu ensinamento na doutrina de São Tomás de Aquino e na defesa da Imaculada Conceição da Virgem Maria.
Por várias razões, o seminário ficou fechado por 25 anos e reaberto no ano de 1991, um evento que também foi comemorado neste mês de setembro.
Importantes figuras passaram pela instituição, e hoje são testemunhas da Igreja, entre eles se destacam o teólogo franciscano Frei Pedro de Alba e Astorga, que é conhecido por seus tratados sobre a Imaculada Conceição. (GPE/EPC)
Com informações do Seminário Maior de Santo Antônio Abade – Cusco.
Deixe seu comentário