Vocacionados do Regional Leste 1 da CNBB realizam encontro no Rio
Rio de Janeiro (Segunda-feira, 23-09-2013, Gaudium Press) O Mês das Vocações, celebrado pela Igreja em agosto, proporcionou aos fiéis um período de reflexão sobre o chamado de Deus para nossas vidas.
Jovens durante o Encontro de Animação Vocacional, realizado no auditório da Arquidiocese do Rio de Janeiro | Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro |
Com base nesta temática, vocacionados pertencentes ao Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram neste domingo, 22 de setembro, do Encontro de Animação Vocacional, realizado no auditório da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no bairro da Glória.
Os jovens vocacionados foram acolhidos por representantes do Serviço Vocacional do Regional, o Bispo Auxiliar Dom Paulo Cezar Costa, e o coordenador, Padre Samuel Moreira Camargo, da Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda.
De acordo com o Padre Samuel, o objetivo do encontro foi baseado numa análise da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). “A chamada pós-Jornada é um tempo frutífero. Nosso objetivo é direcionar os jovens para o seguimento do Cristo, como discípulos missionários, de acordo com a vocação que cada um foi chamado por Deus”, disse.
Dom Orani João Tempesta, Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro e presidente do Regional Leste 1, presidiu a Eucaristia do encontro. Na ocasião, o Arcebispo fez uma reflexão sobre as palavras de Jesus, “Ninguém pode servir a dois senhores”, e indagou aos presentes: “A quem servimos?”, para responder logo em seguida que Deus é o único Senhor que deve ser servido.
O Arcebispo continuou: “Diante de um mundo de desilusões, marcado pelo consumismo, violência e corrupção, somos chamados a rever nosso apego aos bens. Devemos ser espertos, até mais do que aqueles que servem ao dinheiro, que buscam os bens deste mundo. O que buscamos é um bem maior, um bem que não passa. O Senhor é a única riqueza, por isso, todo empenho em buscá-lo, em servi-lo”.
Após a Santa Missa, Dom José Francisco ministrou a palestra “Minha vida: um projeto de Deus”, apresentando a vocação a partir da imagem do ministério da Igreja.
O prelado afirmou que, com os olhos postos no infinito, “o vocacionado deve buscar em Deus o sentido da vida. Esforçar-se para fazer o que Jesus fez, no serviço ao outro”, pois “todo lugar é lugar de anunciar Jesus e o Seu Evangelho”
Finalizando o encontro, Dom Paulo Cezar fez uma reflexão sobre a Lectio Divina, orientando os vocacionados a responder com generosidade aos apelos do Senhor. (LMI)
Com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro
Deixe seu comentário