Gaudium news > Colômbia promove Primeiro Congresso de Movimentos e Comunidades Leigas

Colômbia promove Primeiro Congresso de Movimentos e Comunidades Leigas

Santiago de Cali – Colômbia (Segunda-feira, 23-09-2013, Gaudium Press) “Ide e anunciai que o Reino dos Céus está próximo”, este é o lema do Primeiro Congresso de Movimentos e Comunidades Leigas que será realizado na cidade colombiana de Cali.

fray_nelson_medina.jpg
Fray Nelson Medina, ministrará palestra
sobre “O papel dos leigos na Igreja”.

O encontro, que ocorrerá no sábado, 28 de setembro, reunirá pela primeira vez as realidades laicais da Arquidiocese de Cali, para refletir sobre o papel que ocupa o leigo dentro da Igreja Católica.

Durante o Congresso será abordado o tema “O papel dos leigos na Igreja” em uma palestra ministrada por Fray Nelson Medina, sacerdote dominicano.

Além do momento acadêmico, que acontecerá no Coliseu Nossa Senhora da Anunciação a partir das 7h30 da manhã, haverá também um encontro cultural com algumas expressões de religiosidade popular afrodescendente.

Os leigos na vida da Igreja

A Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Christifideles Laici”, do Beato Papa João Paulo II, que trata sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo, aborda pontualmente a questão da participação dos leigos na vida da Igreja.

O documento destaca: “Os fiéis leigos participam na vida da Igreja, não só desempenhando suas funções e exercitando os seus dons, mas também de muitas outras maneiras (…) Essa participação encontra a sua primeira e necessária expressão na vida e missão das Igrejas locais, das Dioceses, nas que “verdadeiramente está presente e atua a Igreja de Cristo, Una, Santa, Católica e Apostólica”.

A exortação também diz: “Os fiéis leigos, juntamente com os sacerdotes, religiosos e religiosas, constituem o único Povo de Deus e Corpo de Cristo (…) O ser membro da Igreja não elimina o fato de que cada cristão seja um ser ‘único e irrepetível’, mas que garante e promove o sentido mais profundo de sua singularidade e irrepetibilidade, como fonte de variedade e riqueza para toda a Igreja”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas