Representantes do Regional Leste 2 da CNBB participam de Congresso, em Roma
Juiz de Fora – Minas Gerais (Sexta-feira, 20-09-2013, Gaudium Press) Nos próximos dias 26 e 28 de setembro, a cidade de Roma, na Itália, sediará o Congresso Internacional de Catequese. No Brasil, o Regional Leste 2 da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), composta pelos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, enviará seus representantes para o evento.
A comitiva será composta por membros eclesiásticos da Arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais, como o Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, pelos padres José Sávio Ricardo, assessor da coordenação de catequese da Arquidiocese; e José Custódio de Oliveira, assessor de catequese da forania Mãe de Deus; o Diácono William Dias da Silva e pelas catequistas Maria Stael Pífano e Regina Coeli de Oliveira Barros.
Convocada pelo Papa Francisco por ocasião ao Ano da Fé, proclamado pelo então Papa Bento XVI, em outubro de 2012, a Conferência Internacional de Catequese organizada pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização e será voltada aos que trabalham com a catequese diocesana.
Com a temática “Catequista: testemunha da Fé”, o encontro, segundo a proposta do Conselho Pontifício, refletirá sobre o catecismo na Igreja Católica e identificação de critérios de discernimento e de orientação para a formação dos catequistas do mundo.
De acordo com Dom Gil, o Congresso também marcará as comemorações da Igreja Católica pelos 50 anos da realização do Concílio Vaticano II, além de ajudar a “encontrar meios de melhor transmitir a catequese, seja para crianças, adolescentes ou adultos”.
Cinco conferências em seis idiomas diferentes e uma palestra sobre Catequese ministrada pelo Papa Francisco, serão algumas das atividades a serem desenvolvidas durante o encontro.
Nos dias 28 e 29 de setembro, será realizada a “Peregrinação dos Catequistas”. No primeiro dia, eles farão uma visita ao túmulo do Apóstolo São Pedro, e no dia seguinte, participarão da Santa Missa presidida pelo Santo Padre, na Praça de São Pedro. Mais de 100 mil peregrinos são esperados para esta celebração. (LMI)
Com informações Arquidiocese de Juiz de Fora
Deixe seu comentário