Gaudium news > Cresce o número de Confissões na Inglaterra

Cresce o número de Confissões na Inglaterra

Londres – Inglaterra (Sexta-feira, 20-09-2013, Gaudium Press) O Clero católico na Inglaterra e Gales divulgou que o número de fiéis que se confessam está aumentando. Foi essa a conclusão a que se chegou através de uma pesquisa desenvolvida com sacerdotes em 22 catedrais católicas, promovida pelo Departamento de Missão Interna do Episcopado Inglês.

confissoes_na_inglaterra.jpg

Os consultados atribuem este aumento à visita de Bento XVI ao país no ano de 2010, e a todos os fatos relacionados com a eleição do Papa Francisco e seu carisma. Os consultados afirmam também que muitos dos que se aproximam da confissão são pessoas que haviam se distanciado da prática católica.

Outros fatores que explicam o fenômeno

Junto a ação de Bento XVI e do Papa Francisco, as pessoas consultadas atribuem o crescimento de confissões a um maior ensinamento e pregação sobre o que é este importante sacramento. Também o explicam pelos ensinamentos renovados sobre o exame de consciência e a um novo oferecimento de tempos para procurar o sacramento.

“Creio que, muito aos poucos, aqueles que estavam distantes do sacramento há muito tempo ficam muitas vezes surpreendidos e encantados de encontrar tal positiva e afirmativa experiência”, disse um dos entrevistados.

A investigação também alcançou resultados que mostram um aumento de assistência nas missas entre a semana e as dominicais.

Dom Kieran Conry, Bispo de Arundel e Brighton do departamento de Evangelização e Catequese da Conferência Episcopal Inglesa, falou do desafio que supõem voltar a atrair por volta de 4 milhões de católicos que raramente ou nunca assistem a missa.

“Enquanto que o não batizar-se não é algo novo dentro da comunidade católica, a preocupação e a ansiedade experimentada pelos pais, irmãos e avós dos batizados que não vão à Igreja é profunda e sincera”, disse o Bispo Conry. “Todos temos em nosso coração pelo menos uma pessoa na família que está distante da vida da Igreja”.

O prelado animou os católicos praticantes a conhecer e usar os materiais que existem nas igrejas paroquiais para ajudar os católicos não praticantes. O prelado convidou os católicos distanciados a regressar à Igreja, e a não sentir-se “temerosos de estar fazendo algo equivocado”.

“Eu lhes diria, ‘Não se preocupem, venham e vejam. Vocês podem ser gratamente surpreendido”, expressou o Bispo. (GPE/EPC)

Com informações da National Catholic Register.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas