Diocese de Portugal quer engajar leigos na vida da Igreja
Beja – Portugal (Quinta-feira, 19-09-2013, Gaudium Press) Valorizar o “engajamento dos leigos na vida da Igreja” é uma das ideias propostas pelo Bispo da Diocese de Beja, em Portugal, Dom António Vitalino, que afirmou a necessidade do Bispado em fornecer uma “formação melhor” para os colaboradores das comunidades.
Dom Vitalino constatou que aumenta o número dos sacerdotes que acumulam “funções e responsabilidades”, devido a necessidade e atenção “às vocações para o serviço eclesial”.
O Bispo contou que desde o dia 8 de Setembro vem percorrendo por várias zonas da diocese para apresentar novos padres às comunidades. “Felizmente, vou descobrindo um maior engajamento dos leigos na vida da Igreja, mas também sinto a necessidade de formar melhor os nossos colaboradores”, disse.
O Sínodo Diocesano e a planificação do Ano Pastoral 2013-2014, são recordados pelo Bispo de Beja, durante um curso na Diocese, onde será afirmada a “dimensão missionária da vida da Igreja”.
Dom Vitalino acredita que “precisamos apelar para a nossa experiência no caminho da vivência da nossa Fé, respondendo a muitas interpelações que nos fazem nesta imensa seara alentejana”.
Dia Diocesano em Beja
A Diocese de Beja promove no próximo 28 de setembro o Dia Diocesano, onde os participantes poderão “partilhar a riqueza e também a pobreza” da igreja local, encontrando inspiração para “as razões” da própria Fé. (LMI)
Com informações Agência Ecclesia
Deixe seu comentário