Nossa Senhora das Mercês é celebrada em São Paulo
São Luís do Paraitinga – São Paulo (Quinta-feira, 19-09-2013, Gaudium Press) A cidade São Luís do Paraitinga, em São Paulo, afetada acerca de dois anos por fortes chuvas, que destruiu boa parte do perímetro urbano e, inclusive, a Igreja Matriz, celebrará entre os dias 19 e 25 de setembro a tradicional Festa de Nossa Senhora das Mercês.
Momentos de Fé e devoção não faltarão para o evento que contará com celebrações de Missas, a procissão da Imagem de Nossa Senhora, além da novena festiva, que marcarão as comemorações em memória da Virgem Santíssima.
A Missa do Dia de Nossa Senhora das Mercês, 24, será celebrada as 19h.
Nossa Senhora das Mercês
Uma das designações atribuídas à Virgem Maria na Igreja Católica, Nossa Senhora das Mercês é considerada como a protetora dos marinheiros e mercadores do Mar Mediterrâneo.
Esta devoção à Santíssima Virgem foi trazida ao Brasil pelos frades da Ordem da Bem Aventurada Virgem Maria das Mercês para a Redenção dos Cativos. Os escravos do Brasil consideravam Nossa Senhora das Mercês padroeira de sua libertação.
A Imagem chegou a São Luiz do Paraitinga em 1809, trazida por uma família de mineiros da cidade de Caetés, em Minas Gerais.
Mercês significa “Graças”, “Favores”, “Bençãos”. A imagem de Nossa Senhora das Mercês que se venera em São Luís do Paraitinga encontra-se na chamada Capela das Mercês.
Neste ano de 2014, a Capela completará 200 anos. Em janeiro de 2010, ela foi destruída pelas águas da grande enchente que atingiu a cidade de São Luís do Paraitinga, sendo reconstruída em 2011 nos moldes originais.
Atualmente, a Capela das Mercês permanece aberta aos finais de semana para visitação.
A Imagem de terra cota de Nossa Senhora das Mercês, a única original preservada no Brasil, também passou por um longo processo de restauração, depois de ter sido bastante danificada com a enchente. (LMI)
Com informações A12
Deixe seu comentário