Gaudium news > Assembleia Regional em Manaus reúne Bispos do Amazonas e de Roraima

Assembleia Regional em Manaus reúne Bispos do Amazonas e de Roraima

Manaus – Amazonas (Quarta-feira, 18-09-2013, Gaudium Press) O tema “Comunidade de comunidades, uma nova Paróquia”, foi refletido pelos bispos das dioceses e prelazias do Amazonas e Roraima, durante a 41ª Assembleia do Regional Norte 1 da CNBB.

O evento que conta com a participação de bispos, coordenadores de pastoral e organismos regionais, iniciou nesta segunda-feira, 16, e seguirá até a próxima quinta-feira, 19, no Centro de Treinamento Maromba, em Manaus.

As dioceses e prelazias participantes do encontro são estimuladas a refletir sobre a atuação da Igreja no Brasil, a fim de propor pistas de ação para a renovação paroquial.

Para Dom Roque Paloschi, presidente da CNBB Norte I e bispo de Roraima, “este m momento de celebração das alegrias e tristezas, dos sonhos e das esperanças dos povos da Amazônia, além da percepção dos sinais da presença de Deus na vida das pessoas desta região”.

Ainda segundo o prelado, a Assembleia Regional, realizada anualmente na capital amazonense, também configura-se como um momento de comunhão e de partilha entre os pastores da Igreja Católica nos dois Estados.

“Somos semeadores, mas é a graça de Deus que vai fazer essa semente germinar e dar frutos. Não na proporção que desejamos, mas na medida em que Deus faz suscitar”, destacou o presidente do Regional.

Sobre a necessidade permanente de conversão, o Bispo ressaltou que o “mais importante não é o que eu falo, mas o que eu faço, ou seja, o testemunho que dou”, por isso, “esses encontros nos ajudam a não perder o rumo do nosso caminho”.

Ainda na tarde desta última terça-feira, 17, os bispos e coordenadores de pastoral realizaram trabalhos em grupo para discutir o tema central do encontro. Os informes das Comunicações Pastorais sobre o andamento das atividades em cada diocese e prelazia também estão inclusos no programa.

Na quarta-feira, 18, uma plenária será realizada sobre o tema central da Assembleia, além de um debate sobre a juventude. A Campanha da Fraternidade 2014 deverá ser um dos assuntos comentados pelos bispos. (LMI)

Com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas