Gaudium news > 16º Encontro Diocesano de Coroinhas da Diocese de Novo Hamburgo (RS)

16º Encontro Diocesano de Coroinhas da Diocese de Novo Hamburgo (RS)

Novo Hamburgo (Quarta-Feira, 18/09/2013, Gaudium Press) O SAV (Serviço de Animação Vocacional) da diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá no dia 28 de setembro o 16º Encontro Diocesano de Coroinhas, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Santo Afonso, na cidade gaúcha. Com o lema “Cantai ao Senhor Deus um canto novo”, o evento estima reunir cerca de 1 mil crianças e jovens, além de 200 tios, que são os coordenadores.

De acordo com a assessoria de comunicação da diocese de Novo Hamburgo, a atividade tem como objetivo celebrar a fé, a missão e a alegria de ser coroinha – que tem como papel auxiliar o padre no serviço do altar. Além disso, o encontro visa também mostrar o rosto jovem da Igreja, atendendo ao pedido do papa Francisco para que as comunidades cristãs sejam dinâmicas e vivas, ricas no estreitamento de laços mais humanos.

Os organizadores também destacam que o evento quer ser um canal de estímulo e incentivo aos meninos e às meninas que se dedicam a este tão importante serviço em suas paróquias, pois o testemunho deles é um convite à inserção de outros pequenos missionários. Quer ainda promover o exercício de integração e confraternização entre as diversas equipes paroquiais da diocese gaúcha.

A abertura do encontro será realizada às 8h30min com um lanche, a acolhida e cantos. Em seguida, às 9h30min, haverá um momento de oração. Às 10h, os participantes se divertirão com o festival de música. O almoço está previsto para as 12h. Cada grupo deverá levar o seu lanche para partilhar com todos. A retomada das atividades será às 13h, na continuidade, às 14h40min celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano dom Zeno Hastenteufel.

Hoje existem equipes de coroinhas em 42 paróquias da diocese de Novo Hamburgo, sendo que recentemente foi implantado nas igrejas Imaculada Conceição de Araricá e São José Operário, no bairro Fião, em São Leopoldo. No ano de 1997, o município de Dois Irmãos sediou o 1º encontro diocesano, que reuniu 300 participantes.

O que é ser Coroinha?

Ser coroinha é algo muito importante, pois se presta um serviço à Igreja, ao sacerdote e, principalmente, a Deus. O coroinha ou a coroinha ajudam o padre a celebrar a missa e outras cerimônias da igreja, em toda a sua liturgia. O acólito tem a seu cargo todas as tarefas da missa, que embora podendo ser realizadas pelo celebrante ou até por um ministro, desde que esse esteja devidamente preparado.

As tarefas de um acólito podem ir desde a correta preparação do altar, ao correto manuseamento do missal romano, todo o trabalho a realizar na credência, recepção das oferendas, etc. e também – em celebrações mais solenes – o manuseamento do turíbulo, o transporte da Cruz, das velas e do Evangelho ou todas as demais tarefas que aparecem ocasionalmente devido ao tempo Litúrgico que se vive.

O que é preciso para ser coroinha?

Basta ter boa vontade; ser disponível para Deus e para sua comunidade; esforçar-se para ser bom, procurando viver o que Jesus viveu. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas