Dioceses do Chile celebram a “Semana do Enfermo”
Santiago – Chile (Terça-feira, 17-09-2013, Gaudium Press) Sob o lema “Estive enfermo e me visitastes” (Mateus 25), foi iniciado em Santiago (Chile) um tempo de especial preocupação por aqueles que sofrem por causa de alguma enfermidade. Neste contexto, as autoridades eclesiásticas fizeram um chamado aos agentes pastorais, leigos e as famílias, para que visitem aos enfermos das distintas comunidades e centros de saúde da cidade, para entregar-lhes companhia e atenção, mas sobretudo, a Nosso Senhor Jesus Cristo na oração e nos sacramentos.
Dom Francisco Javier Stegmeier |
Com o objetivo de preparar aos visitantes, a Pastoral Social da Arquidiocese realizou uma conversa intitulada “Bioética, um grito à favor da dignidade humana”, ditada pelo acadêmico da Universidade Finis Terrae, Gonzalo Quivira, nas dependências do vicariato.
“A conversa foi estupenda, as pessoas sempre necessitam saber mais coisas para assistir ao enfermo e ajudar as suas famílias no âmbito espiritual. Quando alguém da família fica doente, as pessoas sentem que Deus os castiga, por isso é importante acompanhá-los espiritualmente”, expressou Luisa Honorato, voluntária no Instituto Nacional do Câncer, após haver assistido a palestra.
Renovar o compromisso com os irmãos que sofrem
Localizado ao sul do Chile, o Hospital local de Villarrica recebeu esta semana a visita de seu Bispo diocesano, Dom Francisco Javier Stegmeier, que compartilhou uma mensagem de ânimo e esperança com doutores, enfermeiras e funcionários do centro assistencial.
O pastor reconheceu o esforço dos profissionais da saúde em oferecer diariamente uma melhor atenção aos enfermos que concorreram ao sistema de saúde pública e os convidou a renovar seu compromisso com os irmãos que sofrem.
Após o encontro no auditório, o prelado percorreu a área de hospitalizados, visitando aos pacientes e suas famílias. Em cada sala, o Bispo outorgou uma bênção especial e animou os pacientes a viver com Fé e Esperança o trânsito da enfermidade, “entregando-se às mãos do Senhor e apoiados em sua vontade”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário