Gaudium news > Faculdade de Curitiba realiza semana teológica sobre o Ano da Fé e o Sínodo da Nova Evangelização

Faculdade de Curitiba realiza semana teológica sobre o Ano da Fé e o Sínodo da Nova Evangelização

Curitiba (Terça-Feira, 17/09/2013, Gaudium Press) A Faculdade Studium Theologicum, na arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, promoverá de 23 a 27 deste mês a XXXV Semana Teológica sobre o tema: “O Ano da Fé e o Sínodo da Nova Evangelização” – temática da 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, ocorrida em outubro de 2012, em Roma, na Itália.

Na manhã do primeiro dia de atividades, dia 23 de setembro, haverá a palestra “O Sínodo dos Bispos: aspectos históricos, teológicos e perspectivas”, com o professor e dr. Antonio José de Almeida, na PUCPR. Já na no turno da noite, o bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, Dom Rafael Biernaski falará sobre a “História e função do Sínodo dos Bispos”.

No dia seguinte, pela manhã, o professor e dr. Mário de França Miranda, da PUC-RJ, proferirá a palestra “A nova evangelização”. À noite, o mesmo palestrante abordará a temática “Implicações do Sínodo na Nova Evangelização”. Na quarta-feira, dia 25 de setembro, o professor Mário dará uma palestra sobre “O Ano da Fé”. No período noturno, o tema “A transmissão da fé: questões teológicas e pastorais” será abordado pelo professor e dr. Agenor Brighenti, da PUCPR.

Nos dois dias restantes da Semana Teológica, dias 26 e 27 de setembro, as atividades do evento serão reservadas às apresentações dos acadêmicos. A Faculdade Studium Theologicum fica localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, número 1193, em Curitiba. Mais informações e inscrições pelo telefone (41) 3307-7729.

A Faculdade

A Faculdade Claretiana de Teologia Studium Theologicum iniciou suas atividades no ano de 1934, como centro interno de estudos de Filosofia e Teologia da Congregação Claretiana. Mesmo com a intensificação do trabalho missionário na década de 1940, devido a Segunda Guerra Mundial, o colégio da Congregação Claretiana foi desde o início uma realidade presente e atuante no contexto eclesial e social de Curitiba.

Já em 1938, quatro anos após o estabelecimento do Seminário Maior Claretiano em Curitiba, os padres dessa comunidade foram incluídos como catedráticos na Faculdade de Filosofia e Letras do Paraná, dos Irmãos Maristas, germe da futura Universidade Católica.

Em 1962, antes mesmo do início do Concílio Ecumênico Vaticano II, os diferentes cursos de teologia católicos de Curitiba decidiram unir-se numa única instituição, agregando assim professores e alunos, e formando desde então o Studium Theologicum, sob a coordenação e manutenção da Congregação Claretiana, e já então afiliado à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

No ano de 1975, o Studium passou a estar agregado a então Universidade Católica do Paraná, por solicitação dos bispos das dioceses da região e dos superiores das Congregações Religiosas que mantinham seus estudantes de teologia em Curitiba. Foi esta agregação do Studium como faculdade de teologia que possibilitou mais tarde a obtenção do título de “Pontifícia” por parte da Universidade Católica do Paraná.

Em 1995 foi retomada a afiliação do Studium à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma e foi aberto de forma estável o curso noturno de teologia. Em 2005, iniciou-se o processo de reconhecimento do Curso de teologia, matutino e noturno, por parte do MEC, de acordo com a nova legislação brasileira. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas