Informativo católico norte-americano publica teste de identidade para universidades católicas
Kettering – Estados Unidos (Segunda-feira, 16-09-2013, Gaudium Press) Através da cooperação de Bispos, diretores de instituições educativas e benfeitores, o informativo National Catholic Register publicou um “Guia de Identidade Católica das Universidades”, um teste com 10 perguntas aplicado à 37 instituições de educação superior católicas dos Estados Unidos. “Desenhamos o questionário de forma que um ‘Sim’ reflete elementos essenciais para a renovação da identidade católica pedida pela Constituição Apostólica do Papa João Paulo II sobre a educação superior Ex Corde Ecclesiae de 1990, sua ‘Aplicação aos Estados Unidos’ do ano 2000, o Direito Canônico e outros documentos relevantes da Igreja”, manifestou a apresentação oficial.
Os pontos estabelecidos para o “teste” com respeito a instituição mesma foram: O compromisso do Presidente, a constituição católica da Junta, a presença de católicos na Faculdade, o Mandatum requerido para os teólogos e um compromisso por parte dos teólogos. A primeira desta lista de perguntas, junto com a quarta e quinta se desprendem de disposições do Código de Direito Canônico (Cânones 833 e 812), enquanto que a segunda e terceira corresponde a Aplicação para os Estados Unidos.
O compromisso do Presidente da universidade é assinalado como uma “profissão de Fé e compromisso de fidelidade” realizada no início de seu período de governo ante o Bispo, o Chanceller ou um delegado da Diocese. A composição da Junta e o corpo docente das Faculdades deveria ser, na medida do possível, maioritariamente católico, e o Mandatum e compromisso dos teólogos refletirem o dever destes de “apresentar a doutrina católica autêntica” e o direito dos estudantes de receber “instrução universitária em doutrina e prática católicas autênticas”.
Cultura católica nas universidades
Um segundo grupo de perguntas está dedicado a prática da Fé Católica dentro da universidade, assim como a disposição de normas de convivência da Fé Católica dentro da universidade, assim como a disposição de normas de convivência que facilitem o testemunho de vida cristã dentro do campus. Como primeiro ponto nesta matéria está o suposto acesso aos sacramentos, serviços religiosos, devoções e outras expressões de espiritualidade. Citando o texto da Aplicação para Estados Unidos, o guia explica que a universidade “deve prover programas de ministério no campus, incluindo a celebração dos sacramentos, especialmente a Eucaristia e a Penitência, outras celebrações litúrgicas e oportunidades para a oração e a reflexão espiritual”.
Outro ponto abordado é o de evitar a participação destacada em eventos universitários por parte de figuras públicas com posições contrárias à Fé, seguindo o disposto pela Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos em sua declaração “Católicos na vida política”, publicada em 2004. O documento afirmou que as instituições católicas “não devem honrar àqueles que atuam em desafio a nossos princípios morais fundamentais. Eles não deveriam receber prêmios, honras ou plataformas que sugerem um apoio por suas ações”.
As perguntas restantes sobre a cultura católica estão relacionadas com o apoio a associações universitárias moralmente objetáveis, a proibição de residências mistas (como uma implementação prática da promoção de um estilo de vida católico) e a conformidade dos serviços de saúde previstos aos estudantes com os parâmetros assinalados pela moral da Igreja.
O Guia, que inclui as respostas de 37 instituições educativas, não realiza nenhuma classificação entre elas de acordo com os seus resultados, de forma que o leitor pode avaliar por si mesmo suas preferências na hora de selecionar uma delas para sua formação profissional. A apresentação inclui notas esclarecedoras sobre os pontos que não são aplicáveis para o caso concreto ou que se encontram a caminho de implementação.
A lista de perguntas, tal como foram enviadas às instituições foi:
1 – O Presidente fez a profissão pública de Fé e tomou o “Compromisso de Fidelidade”?
2 – É católica a maioria da junta diretiva?
3 – É católica a maioria da faculdade?
4 – Exigem publicamente aos professores de Teologia tomar o Mandatum?
5 – Todos os professores de Teologia realizaram o “Compromisso de Fidelidade”?
6 – Promovem vocês uma Missa diária e em tempos fixos (ao menos semanalmente) para a Confissão individual?
7 – Excluem aos defensores do aborto, da eutanásia, investigação com células mãe embrionárias ou a clonagem como oradores das aberturas ou receptores de graus honoríficos?
8 – Excluem o apoio de grupos à favor do aborto no campus?
9 – Excluem os dormitórios mistos?
10 – Os serviços de saúde para estudantes excluem as remissões à prática do aborto?
As respostas às ditas perguntas por parte das instituições podem ser consultadas no Guia completo disponível em formato PDF na página web da National Catholic Register (http://www.ncregister.com/images/documents/CsecNCR0908final.pdf). (GPE/EPC)
Com informações da National Catholic Register.
Deixe seu comentário