Bispos panamenhos apresentam Carta Pastoral “Valentes Missionários do Evangelho”
Cidade do Panamá – Panamá (Segunda-feira, 16-09-2013, Gaudium Press) No contexto da celebração dos 500 anos da Primeira Diocese em Terra Firme sob a invocação de Santa Maria a Antiga, os Bispos panamenhos apresentaram aos fiéis e a todo o povo panamenho sua Carta Pastoral número 22 ‘Valentes Missionários do Evangelho’. A apresentação teve lugar no último dia 9 de setembro, na Igreja São Felipe Neri, onde se congregaram comunicadores de diversos meios, sacerdotes, religiosos e seminaristas.
Os bispos panamenhos destacaram que esta é uma Carta Pastoral que procura dar graças a Deus por haver lhe conhecido em seu amor, bondade e misericórdia por seu Filho Jesus Cristo.
A Carta é datada de 15 de agosto, festa da Assunção de Nossa Senhora, mas foi apresentada somente no dia 9 de setembro, quando se celebrou o 500º aniversário, segundo explicou o Arcebispo do Panamá e Presidente da Conferência Episcopal Panamenha, José Domingo Ulloa Mendieta.
Dom Ulloa destacou que os cristãos estão chamados a serem missionários valentes, a sair dos templos, tal como o pediu o Documento de Aparecida, e mais recentemente o Papa Francisco, para transformar o mundo e tornar presente o projeto de Deus.
Acrescentou que isto corresponde a cada batizado no lugar onde vive sua Fé -na política, na economia, nos meios de comunicação, etc.
“A Igreja Católica, com sua missão evangelizadora, é portadora hoje, como em tempos anteriores, de esperança para aqueles que a perderam e de fortaleza para aqueles que a conservam. Esta mesma Igreja é a instituição mais antiga de nosso país; nascida trezentos noventa anos antes que nossa amada República. É a Igreja que acompanhou o nascimento e o futuro do povo panamenho, e que se mantêm como a instituição de maior credibilidade, como se expressa por exemplo, na aplicação de seus bons ofícios para a mediação em conflitos sociais ou políticos”.
“A celebração dos quinhentos anos da presença da Igreja no Panamá a partir da ereção da primeira diocese em Terra Firme Americana, deve ser um momento de reflexão, de conversão, de justiça histórica e de um renovado compromisso por testemunhar com gozo e valentia o Evangelho de Jesus.”
Ao Bispo Auxiliar do Panamá e Secretário Geral da Conferência Episcopal Panamenha, Dom Pablo Varela Server, lhe correspondeu fazer um resumo da Carta Pastoral, onde explicou que “Valentes Missionários do Evangelho, é uma expressão que tomamos do Papa Bento XVI, e com a qual agradecemos aos que nos precederam na Fé nestes 500 anos. Se hoje em dia experimentamos as dificuldades do trabalho evangelizador, quanto mais haverá sido para os pioneiros e para todos os que, com coração limpo, gastaram sua vida abrindo vias para que a Boa Nova chegasse a todos”.
“Não somos triunfalistas. Humildemente reconhecemos não somente as luzes, mas também as sombras ao longo de nossa história. Com agradecido olhar de pastores, sem pretender ser exaustivos, destacamos momentos nos quais a luz de Cristo ficou mais viva na memória, como também as sombras presentes em nossa tarefa evangelizadora. Trata-se de joio e trigo (cfr. Mateus 13, 24-30), sabendo, pelo amor misericordioso de Deus, que a graça abunda mais que o pecado”, concluiu. (GPE/EPC)
Com informações do Conselho de Meios de Comunicação da Conferência Episcopal Panamenha.
Deixe seu comentário