Catedral da Sé: 49 anos de dedicação
São Paulo (Terça-feira, 10-09-2013, Gaudium Press) Durante a solenidade de 49 anos de dedicação da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, conhecida como Catedral da Sé, na última quinta-feira, 5, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, ressaltou a importância de uma Catedral: “A Igreja Catedral é sempre a Igreja-Mãe e o centro da vida litúrgica de uma diocese”.
A Santa Missa foi presidida por Dom Odilo e concelebrada por Dom Tarcísio Scaramussa, Vigário Episcopal da Região Sé; Dom Julio Endi Akamine, Vigário Episcopal da Região Lapa; e acompanhada por padres das demais regiões episcopais.
A Catedral da Sé encontrava-se lotada de fieis que foram rezar pela Igreja, seu clero e todo o povo. Os pontos nos quais as paredes foram ungidas durante a dedicação foram iluminados pelas velas acessas. Os participantes cantaram músicas litúrgicas do dia junto com os músicos da Capela Musical Casa da Igreja Arquidiocesana da Sé Catedral de São Paulo.
O Arcebispo afirmou aos presentes que a ocasião servia para recordar o aniversário do dia em que a Igreja Catedral foi dedicada para ser a casa de Deus no meio de todos e símbolo de toda a Igreja arquidiocesana.
Dom Odilo destacou a beleza da liturgia para a solenidade e pediu que todos rezem pela Arquidiocese, por suas dificuldades e missão. Ele também rezou para que todos os batizados sejam casa viva de Deus no meio da cidade, pois, segundo o Arcebispo, a catedral é um sinal desta prova viva da casa do Senhor.
Dom Odilo ainda ressaltou que o momento era propício para fazer uma reflexão no contexto do Ano da Fé sobre o que é a Igreja. O arcebispo explicou que a Catedral tem seu lado visível e humano, que faz parte deste mundo e, portanto, está sob os olhos de todos:
“A Igreja é formada por muitas pessoas, organizações, instituições, um conjunto de ensinamentos, leis e preceitos”, disse.
Para o Cardeal, a Igreja não é só o que percebemos historicamente, e quando celebrado o aniversário da Dedicação da Igreja Catedral, todos são convidados a olhar para além do que é o aspecto simplesmente físico, matéria, perceptível da Igreja.
Relembrando as palavras do Papa Francisco assim que assumiu o pontificado, comentando que a Igreja humanamente tem muitas percepções e que é necessário que sejam enxergadas, a partir da sua relação com Jesus Cristo, Dom Odilo assinalou que a Igreja tem relação estrita com Ele e está edificada nos testemunhos dos Apóstolos. (LMI)
Com informações Arquidiocese de São Paulo
Deixe seu comentário