Gaudium news > Polônia renova sua Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Polônia renova sua Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Czestochowa – Polônia (Terça-feira, 10-09-2013, Gaudium Press) Durante a Festa da Natividade da Santíssima Virgem, celebrada no dia 8 de setembro, a Igreja na Polônia renovou a Consagração Nacional ao Imaculado Coração de Maria, realizada há 67 anos pelo Servo de Deus Cardeal August Hlond, a quem se comemorou especialmente durante a Missa. “No Coração Imaculado de Maria está toda a nossa esperança”, recordou o Arcebispo de Czestochowa, Dom Waclaw Depo, que presidiu a Missa.

santuario_de_jasna_gora.jpg
As principais autoridades eclesiásticas renovaram o Ato de Consagração
realizado em 1946. Foto: Santuário de Jasna Gora.

O prelado relatou como a Consagração à Santíssima Virgem significou o começo da restauração da Polônia depois da Segunda Guerra Mundial, restituindo como primeiros elementos “a saúde religiosa e moral da nação”. O acontecimento “não pode ser lido apenas como um registro do passado”, afirmou, recordando as palavras do Beato João Paulo II em 1979, e fez um chamado à prática da Fé como expressão real e individual da Consagração Nacional.

Consagração à vida

A resposta dos católicos deve ser notada na vida cotidiana e dar fruto de fidelidade ainda no meio das ameaças. “Deve ser um desafio à nossa consciência através da oração do Rosário, a prática da Confissão e da Comunhão dos primeiros sábados e a valentia de colocarmos a nós mesmos e nossas famílias, todo nosso futuro, no Coração Imaculado de Maria”, exortou o Arcebispo.

Esta descrição da Consagração como desafio está relacionada com o crescente secularismo na região, que representa um risco para a fidelidade do povo polaco. “A Fé dos polacos é cada vez mais retratada como uma relíquia de tempos antigos”, denunciou Dom Depo, que comparou esta pressão à que sofreram várias gerações sob a propaganda ateia comunista.

O Arcebispo assinalou que o caminho da nação permanecerá claro se se mantiver seu olhar posto em Deus. “Se a Polônia é fiel a Cristo e a sua Mãe, sem dúvida significará mais que isso”, assegurou Dom Depo, que anunciou como frutos da Fé “a moralidade e a justiça social, assim como o amor e a esperança para todos”.

santuario_de_jasna_gora2.jpg
Dom Waclaw Depo, Arcebispo de Czestochowa. Foto:
Santuário de Jasna Gora.

Na renovação da Consagração participaram as principais autoridades eclesiásticas do país, entre as quais se encontravam o Arcebispo de Przemy?l e Presidente da Conferência Episcopal, Dom Józef Michalik; o Primaz da Polônia e Arcebispo de Gniezno, Dom Jozef Kowalczyk e o Núncio Apostólico na Polônia, Dom Celestino Migliore. (GPE/EPC)

Com informações do Santuário de Jasna Gora e KAI.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas