Gaudium news > Colômbia celebra festa do Divino Menino Jesus do 20 de julho

Colômbia celebra festa do Divino Menino Jesus do 20 de julho

Bogotá – Colômbia (Quinta-feira, 05-09-2013, Gaudium Press) Com uma vestimenta simples, pés descalços, mãos elevadas aos céus e um terno olhar, assim é a venerada imagem do Divino Menino Jesus do Bairro 20 de julho em Bogotá, cuja festividade foi celebrada no último dia 1º de setembro em seu Santuário situado na capital colombiana.

foto_1.jpg
Altar em honra ao Divino Menino Jesus em seu Santuário no Bairro 20
de Julho em Bogotá. / Foto: Obra Salesiana do Menino Jesus.

A Rádio Vaticano entrevistou recentemente o padre Raúl Rojas, sacerdote salesiano e pároco da Igreja de 20 de julho, que falou sobre a história da devoção ao Divino Menino, uma piedade que nasceu na Colômbia e hoje foi extendida a diversos países, especialmente da América Latina.

A devoção ao Menino Jesus de Praga

“A história se inicia no ano de 1935, mas tem seus precedentes. Quem inicia esta devoção é o Padre Juan del Rizzo, sacerdote salesiano italiano. Ele em sua família, vivia uma devoção ao Menino Jesus de Praga”, explicou o sacerdote.

foto_2.jpg
Foto: Obra Salesiana do
Menino Jesus.

Um desses precedentes foi a chegada do Padre del Rizzo à cidade colombiana de Barranquilla, onde, junto com outros sacerdotes salesianos, ficou responsável de coletar esmolas para apoiar a construção de um templo. O sacerdote, por ser muito tímido, não conseguiu nessa ocasião pedir esmolas recebendo várias repreensões de seu superior.

Ao final do dia, como contou o Padre Rojas, o sacerdote italiano foi rezar em frente a uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, que leva o Menino Jesus em seus braços, e em um momento determinado sentiu em seu coração que o Divino Infante lhe disse: “Fique tranquilo, amanhã eu te acompanho e vamos juntos recolher a esmola que o templo necessita”.

Desde esse momento, segundo expôs o Padre Rojas, quando o padre Juan del Rizzo se confiou ao Menino Jesus com um propósito: “vou ser um propagador da devoção ao Divino Menino Jesus”, e o faz com a devoção que ele conhecia, que era a do Menino Jesus de Praga.

Do oratório salesiano a um Santuário em honra à infância de Jesus

A oportunidade de propagar a devoção à infância de Jesus chegou um tempo depois após a chegada do Padre del Rizzo a Bogotá, no ano de 1935 quando ficou responsável por dirigir um oratório juvenil para atender jovens do Bairro 20 de Julho, onde leva a imagem do Menino Jesus de Praga.

Mas nessa ocasião lhe pedem ao sacerdote italiano que não propague a devoção à imagem de Praga, porque em Bogotá a dita piedade era promovida pela Comunidade dos Carmelitas.

foto_3.jpg
Aspecto de uma procissão em honra ao Divino
Menino Jesus ao começar sua devoção
na Colômbia / Foto: Obra Salesiana
do Menino Jesus.

“Então foi ao centro de Bogotá ao armazém “El Vaticano”, que ainda existe, e ali encontrou a imagem que atualmente é venerada no Bairro 20 de julho em Bogotá. Essa imagem é de uma criança com roupas simples em tom rosa claro, a criança está descalça e o Padre Juan del Rizzo diz: ‘Este é o menino que eu necessito, porque é um menino simples e se veste como os meninos na Palestina'”, expôs o Padre Rojas.

Desde esse momento, como comentou o pároco do Bairro 20 de julho, “começa essa grande devoção a essa imagem do Menino Jesus. Primeiro as crianças e suas famílias do setor, e logo pessoas de Bogotá nas Missas dos domingos, todos agradecidos pelos favores que recebiam do Divino Menino Jesus de 20 de julho”.

A devoção pouco a pouco propagou-se de Bogotá à Colômbia, e logo a outros países. Hoje o Santuário chega a receber mais de 60 mil peregrinos semanalmente, que chegam ao lugar para elevar suas preces ao Menino Jesus.

“Ao Menino Jesus não se deve pedir pouco, tem que se pedir muito”, porque “Ele pode tudo, Ele está ali para ajudar-nos (…) Isso sim, pedir-lhe com muita Fé, com muita confiança”, comentou o Padre Rojas.

A festa e a novena dos nove domingos

Como parte da devoção à infância de Jesus está a Novena dos nove primeiros domingos do mês, que culminou precisamente no último dia 1º de setembro, com sua festividade.

Esta Novena, também promovida pelo Padre Juan del Rizzo, reflete os três grandes aspectos que devem viver os que são devotos ao Menino Jesus: “A conversão, vivida a partir do Sacramento da Confissão; a celebração da Eucaristia, comungando; e a solidariedade, o apoio a partir das oferendas, sejam econômicas ou em alimentos, vestidos ou remédios para os necessitados. Então está o amor a Deus expressado no amor aos mais necessitados”, expôs o pároco do Bairro 20 de julho.

foto_4.jpg
Foto: Obra Salesiana do Menino Jesus.

Além de sua celebração em setembro, outra festa em honra ao Menino Jesus ocorre no dia 20 de julho, evento que é comemorado de um modo muito especial pelos habitantes do bairro que leva este mesmo título. Uma ocasião na qual se propaga também a Novena da Confiança ao Divino Menino Jesus. (GPE/EPC)

Com informações da Rádio Vaticano.

Gaudium Press / Sonia Trujillo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas