Gaudium news > Mais de 100 milhões de meninas trabalham em todo o mundo, diz OIT

Mais de 100 milhões de meninas trabalham em todo o mundo, diz OIT

São Paulo (Quarta, 10-06-2009, Gaudium Press) De acordo com um relatório divulgado hoje pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), mais de 100 milhões de meninas trabalham em todo o mundo. Desse total, cerca de 53 milhões são vítimas de exploração sexual comercial e são submetidas ao regime de servidão.

Para a organização, a atual crise econômica mundial ainda pode fazer com que aumente o número de meninas obrigadas a deixar as escolas e a entrar no mercado de trabalho.

Os dados fazem parte do relatório Demos uma Chance às Meninas, divulgado hoje (10) pela OIT por ocasião do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (12 de junho). A organização decidiu dedicar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deste ano às meninas, que constituem a maior parcela dos menores que se dedicam ao trabalho doméstico (em casa ou fora) e à agricultura.

“Entre os 5 e os 11 anos, há mais meninas que trabalham que meninos. As meninas trabalham em funções mais perigosas, como a prostituição, e, além disso, trabalham mais horas que os meninos”, disse o chefe da pesquisa da OIT, Frank Hagemann, ao apresentar o relatório.

O estudo também aponta que, do total de meninas que trabalham, 20 milhões têm menos de 12 anos (37,7%) e 32,3 milhões estão na faixa de 5 a 14 anos (61%). A maioria realiza atividades agrícolas, segundo uma enquete realizada em 16 países.

Segundo o relatório, cerca 75 milhões de crianças no mundo não estão na escola. Delas, 55% são meninas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas