Bispos europeus pedem para que se olhe com esperança o futuro do continente
Zagreb (Quarta, 10-06-2009, Gaudium Press) Mais realismo e confiança na política e na economia. Foi o que pediram na manhã de hoje, em Zagreb, capital da Croácia, bispos europeus, em um comunicado final divulgado após a conclusão do último encontro do Conselho das Conferências Episcopais Europeis (CCEE).
Os bispos convidaram os políticos e os economistas a deixar de lado o “pessimismo antropológico” e conduzir a Europa com realismo e confiança. Segundo eles, é com “realismo imperioso” que se pode transformar a ocasião em solidariedade às pessoas. Os bispos afirmam também que é necessário “descobrir de novo o significado do trabalho; a promoção da função social do empreendimento e a necessidade de repropor o princípio da susbisidiariedade”
“A crise nos obriga a pensar e a reprojetar, a dar-nos novas regras e a encontrar novas formas de engajamento, a mirar experiências positivas e a rejeitar as negativas. A crise é uma ocasião para discernimento e nova projeção”, escreveram os bispos.
Desta vez o encontro da CCEE aconteceu na Croácia, onde se reuniram, de 22 conferências episcopais da Europa, 37 delegados responsáveis pelas questões sociais em seus países.
Deixe seu comentário