CELAM lança plataforma virtual voltada para Bispos
Bogotá – Colômbia (Terça-feira, 03-09-2013, Gaudium Press) A nova sede do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM) não tem um edifício físico, ainda que conte com um auditório para 500 pessoas e dez salas de conferências para 25 membros. Além de oferecer áreas de formação, informação e comunicação com as quais espera contribuir ao trabalho conjunto das Conferências Episcopais do continente e sua relação com a Santa Sé. Trata-se do Episcopo.net, uma plataforma virtual reservada ao uso dos Bispos, as Conferências Episcopais e os Dicastérios na Santa Sé “que cria comunhão e pertença, que dá lugar ao encontro”, segundo expressou o CELAM em um comunicado oficial.
|
A nova ferramenta permite aos Bispos trabalhar conjuntamente de maneira virtual, facilitando a cooperação entre Conferências Episcopais e a comunhão entre si e com a Santa Sé. |
Um dos benefícios da iniciativa é otimizar os recursos das Dioceses, “evitando viagens, deslocamentos, e outros custos”, além de economizar o valioso tempo dos que tem debaixo de sua responsabilidade ao ensinamento e governo nas Igrejas locais. Segundo o CELAM, trata-se de “uma plataforma muito acessível, com tecnologia simples, com possibilidade de ser utilizada desde qualquer lugar onde o usuário conte com um computador e Internet”.
Episcopo.net é fruto da cooperação do CELAM e o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e foi desenhado e implementado pela Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL). Durante um ano e meio se realizou uma prova piloto da plataforma, durante o qual mais de uma dezena de importantes eventos se apoiaram nesta tecnologia, que é empregada atualmente pelo Presidente do CELAM, Dom Carlos Aguiar Retes, Arcebispo de Tlalnepantla, para participar a partir do México de diferentes eventos.
Segundo concluiu o comunicado do CELAM, a nova ferramenta constitui “um passo adiante no desafiante caminho de Colegialidade e Comunhão do Episcopado Latinoamericano e do Caribe” e ajudará a estreitar os laços entre as Conferências Episcopais entre si e com a Santa Sé. Tudo isto de uma forma econômica, acessível e segura, disponível para toda a Igreja na América Latina e no Caribe. (GPE/EPC)
Com informações do Conselho Episcopal Latinoamericano.
Deixe seu comentário