Cáritas espanhola entrega ajuda a mais de 2 mil refugiados sírios no Líbano
Madri – Espanha (Segunda-feira, 02-09-2013, Gaudium Press) Mais de 2 mil famílias de refugiados da Síria que se encontram no Líbano foram beneficiadas no último mês com uma doação de 110.609 euros entregues pela Cáritas Espanhola à Cáritas Libanesa.
A ajuda marca o convênio de emergência realizado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) com a Cáritas Espanhola, para atender aos desabrigados do conflito na Síria que buscam refúgio no Líbano.
De acordo com dados oficiais da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), desde o início do conflito na Síria no ano de 2011, quase dois milhões de pessoas fugiram e buscaram refúgio nos países vizinhos. Desta cifra mais de 600 mil pessoas chegaram ao Líbano. Um número que, na realidade, pode superar os oficiais se se tem em conta que muitos dos refugiados evitam registrar-se por temor a represálias.
Tal como revelam os dados da ACNUR, 34% dos refugiados sírios foram acolhidos no Líbano, dos quais 75% são mulheres e crianças, e 50% são menores de 18 anos.
É por isso que a Cáritas Líbano tem que incrementar seus esforços e acudir a ajuda humanitária e caritativa das Cáritas dos demais países, como é o caso da entidade espanhola.
Segundo informações da Cáritas espanhola, a Cáritas Líbano conta atualmente com mais de 30 setores de intervenção, 18 centros de migrantes, 10 centros médicos e de atenção social, 3 centros de acolhida e 10 clínicas móveis. (GPE/EPC)
Com informações da Cáritas Espanhola.
Deixe seu comentário