Gaudium news > “Queremos, como Igreja, fazer de cada comunidade a casa da juventude”, diz Bispo Dom Justino

“Queremos, como Igreja, fazer de cada comunidade a casa da juventude”, diz Bispo Dom Justino

Belo Horizonte – Minas Gerais (Sexta-feira, 30-08-2013, Gaudium Press) “Queremos, como Igreja, fazer de cada comunidade e de cada paróquia a casa da juventude. Minha esperança é que todo jovem nos ajude nesta missão”. As palavras de Dom João Justino de Medeiros Silva, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, em entrevista à Gaudium Press, refletem sua alegria em saber que a juventude local absorveu as palavras pronunciadas pelo Papa Francisco, durante sua visita ao Brasil pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ).dom_justino.jpg

Em sintonia com o espírito de renovação provocado pela JMJ, a Arquidiocese de Belo Horizonte promoverá o II Fórum Arquidiocesano da Juventude, no próximo dia 29 de setembro, no Auditório do Colégio Santa Maria, situado no Bairro Floresta.

O tema do encontro remeterá a “Juventude e Missão”, com enfoque no lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), no intuito de proporcionar aos jovens arquidiocesanos momentos de partilhas e conversas a respeito da vivência da missão, em alusão ao Mês das Vocações.

De acordo com Dom Justino, o Fórum Arquidiocesano retomará o desafio apresentado pelo Papa Francisco à juventude: “Ide, sem medo, para servir!”. Para ele, o evento inserido no contexto “Pós-JMJ” será importante para “identificar os horizontes para a missão dos jovens e com os jovens.”

O Bispo Auxiliar ressalta que o momento vivido pela juventude da Arquidiocese de Belo Horizonte, no ponto de vista espiritual, “é muito rico para a mística da missão”.

“Não podemos deixar passar a beleza e riqueza dessa experiência vivida de modo direto por mais de oito mil jovens da Arquidiocese de Belo Horizonte que participaram da JMJ no Rio de Janeiro”, destaca.

Para Dom Justino, “quem participou da Semana Missionária e da JMJ mergulhou num mar de Fé e de esperança. E quem mergulhou saiu banhado, diferente, revigorado”, fato que ficou perceptível entre os jovens participantes.

Ao ressaltar a importância dos jovens arquidiocesanos, o prelado afirma que “eles estão em nossas comunidades com disposição para o serviço da evangelização, para a vida comunitária e para o desafio missionário. Estão sim mais integrados, não só entre eles, mas com as comunidades que os enviaram.”

Quando perguntado sobre as lições que eles aprenderam com o Papa durante a Jornada Mundial da Juventude, Dom João Justino destacou o apelo do Santo Padre aos fiéis, para que tivessem “a Fé em Jesus Cristo e a simplicidade do discípulo”, que “nos sustenta e nos faz superar o medo.”

“Somente a Fé em Jesus Cristo sustenta a coragem da missão e do serviço”, diz o Bispo Auxiliar.

A segunda lição citada por Dom Justino foi “a simplicidade do Papa identificada nos seus gestos de proximidade com todos, nos seus discursos, na sua objetividade ao tratar das questões.” Segundo ele, “o Papa Francisco tem nos ensinado que a Fé não complica a vida. A Fé liberta nosso coração e nossas forças para viver nossa vocação ao amor. Isto os jovens estão nos ensinando com suas práticas nas comunidades, nos grupos, em nossas paróquias.”

Sobre o espírito de renovação sentido após a Jornada, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte acredita que a Semana Missionária e a JMJ se tornaram eventos de grande motivação para a juventude mineira.

Dom João Justino pondera ao dizer que “os jovens viveram uma experiência de renovação pessoal por tudo o que significou preparar e participar desses eventos”. Um dos primeiros resultados considerado relevante à juventude local “é o clima de revigorado ânimo e de desejo de ser uma Igreja com espaço para os jovens.”

forumjuventude.jpg

“A 18ª Peregrinação da Juventude ao Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Piedade, realizada na Festa da Assunção de Maria, o Encontro Arquidiocesano de Pastoral da Juventude realizado no dia 25 de agosto passado e o esperado II Fórum Arquidiocesano da Juventude são sinais visíveis da renovação que está em curso”, completou.

Finalizando a entrevista, Dom Justino retomou a mesma mensagem que foi dirigida por ele aos jovens que participaram da peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade:

“Se a Igreja é casa e escola de comunhão, como nos ensinava o Beato João Paulo II, os jovens haverão de ocupar um lugar de destaque nesta casa, a Igreja. E a presença jovem nos desafia a sermos uma Igreja mais próxima das pessoas, mais atenta às necessidades dos pequenos, mais criativa, servidora e misericordiosa”. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas