Gaudium news > Região Episcopal de São Paulo peregrina pelo Ano da Fé

Região Episcopal de São Paulo peregrina pelo Ano da Fé

São Paulo (Quinta-feira, 29-08-2013, Gaudium Press) O Ano da Fé vem animando o espírito dos fiéis, leigos e religiosos, que participaram neste último domingo, 25, ao lado do clero da Região Episcopal Ipiranga, de uma peregrinação à Catedral da Sé, localizada no Centro de São Paulo.ano-da-f.jpg

O ato de renovação da Fé contou com uma caminhada do Mosteiro de São Bento até a Catedral. Os membros do episcopado passaram pelas ruas São Bento e Direita e pela Praça da Sé, levando uma cruz demarcada com frases de jovens, além de cartazes e banners das paróquias dos cinco setores da Região (Cursino, Imigrantes, Anchieta, Vila Mariana e Ipiranga).

Padre Anísio Hilário, vigário episcopal ad interim da Região Ipiranga, declarou que a Região Episcopal Ipiranga tem vivido o Ano da Fé através de atividades realizadas no setor e na região, como encontros de formação, e no âmbito paroquial, participando de celebrações dominicais com o foco no Credo, “uma possibilidade que se tem para reativar e reanimar os cristãos católicos”.

Missa na Catedral da Sé

Durante a Missa na Catedral, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, ressaltou que as peregrinações pelo Ano da Fé marcam um testemunho público de Fé na cidade e simbolizam a unidade da Fé com toda a Igreja.

O Cardeal recordou também que os participantes da peregrinação poderiam ganhar a indulgência plenária, respeitadas as condições de profissão de Fé, arrependimento dos pecados, o sincero propósito de conversão, participação na celebração da Eucaristia, confissão dos pecados e orações nas intenções do Papa e da Igreja.dom_odilo_pedro_scherer.jpg

Na homilia, que precedeu a solene renovação da profissão de Fé, Dom Odilo afirmou que é por meio da Fé que podemos alcançar a salvação, com o passo de Fé em direção a Deus, caminho único que exige perseverança.

O Arcebispo ainda destacou que no Ano da Fé, “queremos recordar que nós cremos. Cremos com a Igreja e com aqueles que antes de nós creram e já alcançaram o banquete da vida; cremos porque a Fé é uma luz para nossa vida, para que nesta vida façamos as escolhas certas e vivamos bem neste mundo e ajudemos a realizar a obra de Deus.”

Dom Odilo saudou os catequistas por ocasião do Dia Nacional do Catequista e assinalou o papel da família na transmissão da Fé às novas gerações, pedindo para que os fiéis redescubram o patrimônio da Fé e busquem ter ciência do Catecismo da Igreja Católica.

Ele salientou que todos são enviados ao testemunho da Fé através dos serviços aos irmãos, pela ação missionária e pelo testemunho de vida cristã. (LMI)

Com informações da Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas