Gaudium news > Porto Alegre sediou o Encontro dos Organismos da Igreja Católica do Rio Grande do Sul

Porto Alegre sediou o Encontro dos Organismos da Igreja Católica do Rio Grande do Sul

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 20/08/2013, Gaudium Press) No último dia 13 deste mês, na Casa de Retiros Vila Betânia, em Porto Alegre, foi realizado o Encontro dos Organismos da Igreja Católica do Rio Grande do Sul. O evento, que teve como tema principal “Cuidado com a vida”, focou os seus diálogos e reflexões na preocupação com a educação e a juventude.

O encontro contou com a presença do presidente do Regional Sul 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e Bispo de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, o vice-presidente e Bispo de Santa Cruz do Sul, Dom Canísio Klaus, o secretário e Bispo de Cachoeira do Sul, Dom Remídio José Bohn, o Bispo de Uruguaiana e representante da Província Eclesiástica de Santa Maria, Dom Aloísio Dilli, o Bispo de Osório e representante da Província Eclesiástica de Porto Alegre, Dom Jaime Pedro Kohl, o Bispo de Vacaria e representante da Província Eclesiástica de Passo Fundo, Dom Irineu Gassen e o Bispo de Cruz Alta, Dom Frederico Heimler.

Os presbíteros participaram dos trabalhos e de troca de experiências com as lideranças da ECODIPA (Equipe dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral) e da ECORES (Equipe dos Coordenadores Regionais de Setores e Serviços). Em um dos momentos do encontro, Dom Aloísio falou sobre a necessidade do cuidado com a vida humana, especialmente no respeito e solidariedade com as pessoas que estão à margem da sociedade. Ele citou ainda Santo Irineu, que dizia a “Glória de Deus é a pessoa humana com vida”. E para o prelado, nós falamos com vida digna.

Já a professora do ITEPA (Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo), Selina Dal Moro, abordou questões relativas à educação no Estado que, conforme foi se afastando da participação da Igreja, viu seus indicadores de qualidade na educação – que eram uma referência nacional – cair com o passar dos anos. Segundo os dados trazidos por ela (referentes ao Censo 2010), o Rio Grande do Sul ocupa a sexta posição no ranking brasileiro por conta de alguns municípios que puxam sua média para cima.

Outro momento marcante do evento se deu quando a coordenadora regional do Serviço de Evangelização da Juventude, irmã Zenilde Fontes, falou sobre a sua vivência e a dos jovens gaúchos na JMJ (Jornada Mundial da Juventude) Rio2013. Ela lembrou das palavras do do presidente do Pontifício Conselho para Leigos do Vaticano, Cardeal Rylko, que afirmou que a juventude não pode ser encarada simplesmente como mais uma pastoral, mas deve ser vista como uma prioridade permanente dentro da Igreja Católica.

A religiosa ressaltou ainda a batalha do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, que desde 2007 lutou para trazer a JMJ para o Brasil. (FB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas