Bento XVI nomea novo Pró-Patrono da Soberana Ordem Militar de Malta
Cidade do Vaticano (Segunda, 08-06-2009, Gaudium Press) De acordo com a Sala de Imprensa do Vaticano, o Papa Bento XVI nomeou no último sábado o monsenhor Paolo Sardi como Pró-Patrono da Soberana Ordem Militar de Malta, uma das mais antigas ordens católicas do mundo. Monsenhor Sardi exerce também as funções de arcebispo titular de Sutri, vice-carmelengo, presidente da Fundação João XXIII e núncio apostólico para funções especiais.
Monsenhor Sardi
Nascido em Ricaldone, diocese de Acqui, em 1º de setembro de 1934, monsenhor Paolo Sardi foi ordenado sacerdote aos 23 anos, em 29 de junho de 1958, na mesma diocese em que nasceu. A ordenação episcopal veio em 10 de dezembro em 1996.
A Ordem
A Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, mais conhecida como Soberana Ordem Militar de Malta, é uma ordem religiosa fundada em Jerusalém aproximadamente em 1050. Coordenada pela mensagem “defesa da fé e serviço aos sofredores” (em latim, Tuitio Fidei et Obsequim Pauperum”, sua missão consiste principalmente em dar assistência médico-social e promover intervenções humanitárias em diversos países.
Presente em mais de 120 nações, hoje a Ordem desenvolve uma atividade médica e humanitária própria, sempre amparada pelas relações diplomáticas mantidas com 102 governos. A atividade envolve administração de hospitais, centros médicos, ambulatórios entre outros, reunindo funcionários e voluntários. Desde sua criação, a Ordem mantém a tradição militar.
Deixe seu comentário